Vice de Trump chama chineses de 'camponeses'; China rebate e diz que fala é 'ignorante e desrespeitosa'
Em entrevista à rede de TV norte-americana Fox News nesta terça-feira (8), o vice-presidente dos EUA, JD Vance, se referiu ao governo chinês como "camponeses" durante uma. O termo irritou Pequim, que reagiu e chamou a fala de "ignorante e desrespeitosa".
A troca de farpas aumentou as tensões entre Estados Unidos e China, que já protagonizam nesta semana tensões por conta do aumento mútuo de tarifas sobre produtos de ambos os países. Vance criticou o que chamou de dependência excessiva dos EUA do mercado chinês.
"Pergunte a nós mesmos, o que a economia globalista trouxe para os Estados Unidos da América? E a resposta, fundamentalmente, é baseada em dois princípios. Contrair uma enorme quantidade de dívida para comprar coisas que outros países fazem para nós, e para deixar um pouco mais claro, nós pegamos dinheiro emprestado de camponeses chineses para comprar as coisas que esses camponeses chineses fabricam", declarou Vance.
“Essa não é uma receita para prosperidade econômica, não é uma receita para preços baixos e não é uma receita para bons empregos nos Estados Unidos”, concluiu o vice-presidente dos EUA.
Em reação, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, chamou a atitude de Vance de "ignorante e desrespeitosa".
"A posição da China sobre as relações comerciais com os Estados Unidos é clara. É surpreendente e triste ouvir comentários tão ignorantes e desrespeitosos do vice-presidente americano”, afirmou Jian.
Nenhum comentário:
Postar um comentário