Governo Federal vai enviar notificações para celulares furtados ou roubados
O Governo Federal lançou uma nova fase do programa Celular Seguro, que tem como objetivo recuperar smartphones furtados ou roubados no país. A partir desta semana, os celulares com registro de roubo ou furto, mas que estão sendo usados por outra linha telefônica, receberão uma notificação.
As mensagens serão enviadas a partir desta sexta-feira (4), via WhatsApp, aos usuários. O texto irá informar que o aparelho é furtado/roubado e deve ser devolvido à delegacia da Polícia Civil mais próxima, para que a pessoa em posse do celular preste os devidos esclarecimentos.
Caso a devolução não ocorra, o indivíduo poderá ser alvo de um inquérito por furto, roubo, receptação ou até mesmo associação criminosa.
O programa Celular Seguro oferece duas funcionalidades principais: Bloqueio Total e Modo Recuperação. No Bloqueio Total, a linha telefônica, as contas vinculadas às instituições parceiras e o IMEI (número de identificação do celular) do aparelho são desativados, tornando o celular inutilizável. Já no Modo Recuperação, a linha telefônica e as contas vinculadas podem ser bloqueadas, mas o IMEI continua ativo, permitindo que a polícia recupere o aparelho assim que um novo chip for instalado.
Essa ação faz parte de uma série de iniciativas do Governo Federal para reduzir os índices de criminalidade relacionados ao furto e roubo de celulares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário