Ataques de Trump contra Houthis podem durar semanas, ao menos 31 morreram
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou ataques militares em larga escala contra os houthis do Iêmen, que são alinhados ao Irã, no sábado (15), por conta dos ataques do grupo contra navios no Mar Vermelho.
Trump também alertou o Irã, principal apoiador dos Houthis, que precisava interromper imediatamente o apoio ao grupo. Ele disse que se o Irã ameaçasse os Estados Unidos, “a América os responsabilizará totalmente e não seremos gentis sobre isso!”
O principal comandante da Guarda Revolucionária do Irã reagiu neste domingo (16) dizendo que os Houthis são independentes e tomam suas próprias decisões estratégicas e operacionais.
“Advertimos nossos inimigos que o Irã responderá de forma decisiva e destrutiva se eles colocarem suas ameaças em prática”, disse Hossein Salami à mídia estatal.
Os ataques em andamento — que uma autoridade dos EUA disse à Reuters que podem continuar por semanas — representam a maior operação militar dos EUA no Oriente Médio desde que Trump assumiu o cargo em janeiro.
Pelo menos 31 pessoas morreram e outras 101 ficaram feridas nos ataques dos EUA, a maioria mulheres e crianças, disse Anees al-Asbahi, porta-voz do Ministério da Saúde administrado pelos Houthis, em um balanço atualizado neste domingo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário