Senador pede intervenção federal na segurança do Ceará e diz que o estado é incapaz de conter a criminalidade
O senador Eduardo Girão (Novo-CE) solicitou intervenção federal na segurança pública do Ceará, um mecanismo previsto na Constituição Federal que suspende temporariamente a autonomia de estados e municípios, permitindo que o Governo Federal atue diretamente para resolver questões que ameacem a ordem pública.
O ofício foi encaminhado nesta terça-feira (25) à Presidência da República, dirigido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
No documento, o político reúne uma série de dados e notícias sobre crimes cometidos no estado, além de acusar o Governo do Ceará de ser incapaz de reverter a situação.
“O estado enfrenta uma crise significativa na área de segurança pública, caracterizada por uma incapacidade de conter os crescentes índices de violência. [...] A situação, longe de ser um mero desafio administrativo, configura-se como um verdadeiro estado de exceção, no qual a violência desenfreada e a atuação criminosa desafiam o poder constituído, demonstrando a total incapacidade do governo estadual de garantir a segurança e o bem-estar de seus cidadãos”, declarou em um trecho da petição.
No pedido de intervenção federal, o senador cearense destaca que organizações criminosas estão atacando empresas provedoras de internet que se recusam a pagar "taxas" para funcionar em determinadas regiões do estado.
“A ousadia das organizações criminosas atinge níveis ainda mais preocupantes quando avançam contra o monopólio da força do Estado e ameaçam com violência aqueles que não pagam taxas para desenvolver suas atividades comerciais”, comentou.
Eduardo Girão também relembra as denúncias de que organizações criminosas teriam coagido eleitores e candidatos durante as eleições de 2024.
“Relatos indicam que tais grupos marginais influenciaram direta e indiretamente as eleições, inclusive mediante ameaças a políticos e eleitores nas principais cidades do estado”.
Neste mês, o senador Eduardo Girão anunciou a pré-candidatura ao Governo do Ceará nas eleições do próximo ano.