Hugo Motta foi eleito novo presidente da Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados tem um novo presidente. Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito com 444 votos, uma vantagem ampla sobre Marcel van Hattem (Novo-RS), que teve 31, e Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), com 22 – o plenário teve quórum de 499 dos 513 deputados.
Ao falar sobre democracia em seu discurso de posse, Motta, de 35 anos, o deputado mais jovem a assumir a presidência da Casa, citou “Ainda estou aqui”, que concorre ao Oscar em três categorias, e relembrou falas históricas de um ex-presidente da Casa: Ulysses Guimarães, que presidiu a Assembleia Nacional Constituinte, marcando a redemocratização do país depois de 21 anos de ditadura militar.
“Viva a democracia. Tenho ódio e nojo à ditadura. Não existe ditadura com Parlamento forte, e não há democracia sem imprensa livre e independente. Lutamos pela democracia, somos frutos da democracia. Não somos 513 deputadas e deputados. Somos os representantes de 212 milhões de brasileiros, e só estamos aqui pela vontade popular. Somos escolhidos para representar o povo.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário