sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

Trump responsabilizou as políticas de diversidade pelo acidente aéreo em Washington



Em pronunciamento sobre o acidente aéreo que aconteceu em Washington, Donald Trump afirmou, sem nenhuma evidência, que as políticas de diversidade das gestões democratas podem ser a causa da tragédia.

"Este era um trabalho que tinha que ser de inteligência superior, e nós realmente não tínhamos isso. (...) Eu coloquei a segurança em primeiro lugar. Obama, Biden e os democratas colocaram a política em primeiro lugar, e eles colocaram a política em um nível que ninguém nunca viu, porque este era o nível mais baixo", disse o presidente americano.

Questionado como teria chegado à conclusão agora que a diversidade teve algo a ver com este acidente, Trump respondeu:

"Porque eu tenho bom senso. Ok? E, infelizmente, muitas pessoas não têm. Queremos pessoas brilhantes fazendo isso."

Carla Zambelli tem mandato cassado e fica inelegível 



Carla Zambelli teve o mandato de deputada federal cassado nesta quinta (30) pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). A Justiça entendeu que ela cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação ao espalhar notícias falsas sobre o processo eleitoral de 2022.

Além disso, Zambelli ficará inelegível por oito anos, a partir do ano em que ocorreram os fatos. A deputada irá recorrer e permanece no cargo até que as possibilidades de recursos sejam esgotadas.

Em nota, Zambelli afirmou que o TRE-SP anulou os 946.244 votos que recebeu nas eleições de 2022 e se disse vítima de "perseguição política".

"Essa decisão não tem efeitos imediatos, e irei continuar representando São Paulo e meus eleitores até o encerramento dos recursos cabíveis", disse a deputada.



Responsável pela embaixada dos EUA no Brasil pede desculpas pela crise gerada com a deportação dos brasileiros 



Principal autoridade dos Estados Unidos no Brasil, o novo encarregado de negócios da embaixada americana em Brasília, Gabriel Escobar, pediu “desculpas” ao Itamaraty, na quarta-feira, dia 29, por causa da crise causada pela deportação de brasileiros algemados e em condições degradantes.

Escobar foi pessoalmente ao Ministério das Relações Exteriores, pela segunda vez nesta semana, e tratou do episódio novamente. 

Na sexta-feira, dia 24, um voo com 88 brasileiros deportados – entre homens, mulheres e crianças – aterrissou em Manaus, e a Polícia Federal constatou que estavam algemados pelos pés e mãos em território nacional, o que contraria acerto entre os países.

O uso de algemas e correntes é praxe pelas autoridades migratórias dos EUA nesses voos, mas o Brasil argumenta que não pode ser generalizado e deve ser interrompido ao entrar em território nacional.


Lula se manifesta sobre os EUA taxarem os produtos brasileiros 



Na quinta-feira (30) Lula comentou  à imprensa que se os Estados Unidos taxarem o Brasil vai ter reciprocidade. "Se ele taxar os produtos brasileiros, haverá reciprocidade no Brasil em taxar os produtos que são importados dos EUA", afirmou.

"Ele só tem que respeitar a soberania dos outros países. Ele foi eleito para governar os EUA. Outros presidentes eleitos para governar com outros países", continuou Lula.



quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Deputado suplente Tin Gomes tomou posse na quarta-feira (29/01) 



Durante reunião da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), na tarde desta quarta-feira (29/01), o deputado suplente Tin Gomes (PDT) tomou posse e assumiu a vaga da deputada Lia Gomes (PDT), que foi nomeada pelo governador Elmano de Freitas para assumir a Secretaria  das Mulheres do Ceará. 

Após proferir compromisso parlamentar, Tin Gomes ressaltou a honra em retornar à Casa depois de ficar à frente da Centrais de Abastecimento do Estado do Ceará S/A (Ceasa-CE) nos últimos quase dois anos. Destacou, também, o compromisso com o bem-estar do povo cearense.

“É um prazer imenso retornar à Casa depois de dois anos na missão Ceasa. O projeto é o mesmo: é trabalhar muito pelo bem-estar do Ceará, através da educação, da saúde, da urbanização de rios e lagoas. E a gente aqui na Assembleia tem esse papel de ser vigilante nas mensagens e nos projetos, de defender, ajudar e aprimorar, para que realmente a gente possa acertar mais e errar menos”, ponderou.

 Petrobras avisa Lula que precisa reajustar o preço do diesel



A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, avisou ao presidente Lula e a seus ministros que a empresa terá que reajustar o preço do diesel. 

O aumento deve ser de R$0,18 a R$0,24 por litro na bomba, e o assunto foi tratado com naturalidade entre os ministros. A defasagem está em 16% no diesel e 7% na gasolina, segundo levantamento da Associação Brasileira de Importadores de Combustíveis (Abicom).

O aumento dos combustíveis, em especial o diesel, preocupa o governo, pois impacta diretamente a inflação e o preço dos alimentos — justamente no momento em que o governo busca aliviar o custo desses produtos na mesa dos brasileiros.


Gleisi Hoffmann é cotada para assumir ministério no governo Lula 



A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, é cotada para assumir um ministério no governo Lula. Ela deve substituir Márcio Macêdo, atual chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. 

Procurada, Hoffmann afirmou que Lula estuda ajustes e pretende, inicialmente, fazer mudanças entre os ministros do PT. A deputada afirmou ainda não ter recebido nenhum convite até o momento. A reforma ministerial poderá ocorrer após a eleição dos presidentes da Câmara e do Senado, que acontece neste sábado (1º).

Trump diz que vai transformar Guantánamo em prisão para imigrantes 



O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (29) que vai instruir o Departamento de Segurança Interna e o Pentágono a preparar a prisão americana de Guantánamo, em Cuba, para receber até 30 mil imigrantes ilegais.

"Temos 30 mil leitos em Guantánamo para deter os piores criminosos ilegais que ameaçam o povo americano", disse Trump durante um evento na Casa Branca.

A prisão de Guantánamo foi estabelecida em 2002, pelo então presidente George W. Bush, para receber suspeitos de terrorismo e supostos combatentes "ilegais" detidos durante operações militares americanas fora dos EUA. O local recebeu cerca de 780 presos desde sua criação, sendo que 15 permanecem lá.

Guantánamo se tornou célebre durante a campanha de "Guerra ao Terror" criada por Bush após os ataques de 11 de setembro de 2001, e questionada diversas vezes pelas constantes violações do direito internacional e dos direitos humanos.

Incontáveis relatos de tortura de prisioneiros vieram à tona, incluindo a prática do "waterboarding" — o ato de forçar a cabeça de um suspeito em água até quase afogá-lo, para forçar uma delação.

A prisão de Guantánamo é anexa à Base Naval de Guantánamo, mantida pelos EUA na ilha de Cuba desde 1903, mesmo com as hostilidades entre Washington e Havana desde a Revolução Cubana de Fidel Castro, que tomou o poder em 1959.


Prefeita de Ipu pode ser cassada por abuso de poder econômico após realizar evento similar à Farofa da Gkay 


O Ministério Público Eleitoral, na 21ª Zona Eleitoral do Ceará, emitiu parecer favorável à Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida contra a prefeita de Ipu, Milena Damasceno (PT), e sua vice, Arlete Mauricéia. A manifestação do MP no processo reconhece a ocorrência de “abuso de poder econômico” durante a campanha eleitoral de 2024, especialmente na realização do evento denominado “Farofa da Milena”, que se assemelhava a micaretas, no entendimento do órgão.

A nomenclatura é uma analogia ao evento chamado “Farofa da Gkay”, criado pela influenciadora digital Gessica Kayane, que reúne celebridades anualmente na data do aniversário dela e ficou conhecida como uma festa de grandes proporções.

O caso tem gerado repercussão no Município. A defesa de Milena Damasceno e Arlete Mauricéia sustenta que o evento não configura abuso de poder e que as acusações não demonstram influência decisiva no resultado das eleições. A Justiça Eleitoral ainda não definiu uma data para o julgamento.


terça-feira, 28 de janeiro de 2025

 Trump diz que Brasil é um dos países que querem prejudicar os EUA



O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou na segunda-feira, 27, em evento para republicanos na Flórida, que o Brasil está entre os países que cobram muitas tarifas e que querem “prejudicar” o país. “A China é um grande criador de tarifas, assim como a Índia, o Brasil e muitos outros países. Não vamos permitir que isso continue, porque vamos colocar os Estados Unidos em primeiro lugar”, afirmou Trump.

Trump disse que o governo vai “colocar tarifas em países estrangeiros e em pessoas de fora que realmente nos fazem mal”. No discurso, o presidente enfatizou a ideia de aumentar a taxação das importações para colocar os Estados Unidos em “primeiro lugar”. “Em vez de tributar nossos cidadãos para enriquecer nações estrangeiras, devemos tarifar e tributar as nações estrangeiras para enriquecer nossos cidadãos”, afirmou.

 Base de Lula vê falta de mobilização social como risco para governo e para eleição em 2026



As recentes crises da gestão Lula (PT) levaram a base do governo a se preocupar com a necessidade de uma articulação de movimentos sociais e partidos aliados para reagir ao avanço da oposição e evitar que a sangria de capital político e popularidade atrapalhe os planos eleitorais do presidente.     

Google Maps vai mudar o nome Golfo do México para Golfo da América



O Google anunciou que vai atualizar a nomenclatura do Golfo do México para 'Golfo da América' - como decretou o presidente americano Donald Trump nos primeiros dias de mandato.

A medida começa a valer assim que o nome for atualizado numa base de dados oficial do governo americano. Mas não vai valer pra todo mundo. Quem estiver nos Estados Unidos, verá escrito no mapa: 'Golfo da América'. Para os usuários do México, continuará o título original.

 Ministra dos EUA disse que o governo está "tirando sacos de lixo da rua" na operação de busca de imigrantes ilegais



 Sobre a ação da polícia estar batendo de porta em porta na busca por imigrantes ilegais nos Estados Unidos, a ministra do Interior, Kristi Noem, disse que o que o governo está fazendo é "tirar os sacos de lixo da rua".

segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Nos 80 anos da libertação de Auschwitz, sobrevivente lamenta crescimento do nazismo na Europa


A libertação de Auschwitz, o campo de concentração nazista na Polônia, completa 80 anos nesta segunda-feira (27). No local, mais de um milhão de judeus foram executados durante a Segunda Guerra Mundial.

Em depoimento, Leon Weintraub, um dos sobreviventes de Auschwitz, lamentou a onda crescente do nazismo na Europa, inclusive na Polônia.

“Fico profundamente triste ao ver em muitos países europeus, mas também na Polônia, uniformes e slogans no estilo nazista desfilando abertamente em passeatas. Fico triste ao ver isso acontecer sem nenhuma consequência. Essas pessoas se proclamam nacionalistas, mas ao mesmo tempo proclamam a ideologia odiosa dos nazistas alemães. Essa foi a ideologia que assassinou milhões de pessoas que eram consideradas sub-humanas sob o signo da suástica”, disse Leon.

App de IA chinês supera ChatGPT nos EUA e derruba ações de empresas de Inteligência Artificial 


O assistente de inteligência artificial DeepSeek, app de uma startup chinesa, ultrapassou o rival norte-americano ChatGPT em downloads na App Store. O DeepSeek também é o aplicativo gratuito mais bem avaliado disponível na loja da Apple nos Estados Unidos.

A ascensão do DeepSeek motivou a queda das ações de outras empresas vinculadas à inteligência artificial, como Nvidia e Oracle.

 Musk é criticado por pedir que Alemanha esqueça a culpa pelo passado nazista



O discurso nacionalista de Elon Musk em um comício da AfD, o partido de extrema direita da Alemanha, foi criticado por políticos e autoridades de Europa e Israel. O bilionário declarou no sábado (25) que os alemães deveriam deixar de lado o excesso de "culpa pelo passado", de culpa "pelos pecados de seus bisavós".

Palestinos retornam para norte da Faixa de Gaza 



Milhares de famílias palestinas começaram a retornar para suas casas no norte da Faixa de Gaza na manhã de segunda-feira (27). Isso aconteceu após o governo de Israel permitir que os deslocados voltassem ao norte do território, depois que o Hamas concordou em entregar três reféns israelenses no final desta semana.

 EUA e Colômbia entram em acordo sobre deportação de imigrantes



Os governos da Colômbia e dos Estados Unidos fecharam um acordo sobre a deportação de imigrantes ilegais.

Enquanto a Colômbia concordou com a “aceitação irrestrita” de imigrantes que entraram ilegalmente nos EUA, o presidente Donald Trump não cobrará uma tarifa de 25% sobre o país “a menos que a Colômbia não honre este acordo”.

Com o acordo, a Casa Branca afirmou que as tarifas e sanções financeiras serão pausadas, mas as sanções de visto contra autoridades colombianas e as inspeções alfandegárias mais rigorosas de cidadãos colombianos e navios de carga, ordenadas por Trump no início do domingo, permanecerão em vigor “até que o primeiro avião de seja devolvido com sucesso”.


domingo, 26 de janeiro de 2025

Presidente da Colômbia aplica medida de retaliação em resposta às medidas do governo Trump 



O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, ordenou o aumento das tarifas de importações dos Estados Unidos em 25%, em retaliação a uma medida igual do governo americano.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, determinou a imposição de tarifas de 25% contra produtos colombianos que entram no país devido à recusa de Petro de receber deportados em aviões militares.

“O Ministério [de Comércio Exterior] dever ajudar a direcionar nossas exportações para todo o mundo, exceto para os EUA. As nossas exportações devem expandir-se. Convido todas as comunidades estrangeiras colombianas a serem comerciantes dos nossos produtos”, destacou o presidente do país sul-americano em publicação no X.

Ele afirmou ainda que o governo ajudará a substituir os produtos dos EUA pela produção nacional.


 Após Colômbia se negar a receber voos com imigrantes deportados, Trump aplica tarifas e outras medidas à Colômbia



Donald Trump anunciou que vai impor tarifas à Colômbia após o país se negar a receber voos com imigrantes ilegais deportados. O presidente colombiano, Gustavo Petro, recusou a entrada de dois aviões militares norte-americanos que deportavam migrantes.

Trump afirmou que os EUA aplicarão tarifas emergenciais de 25% sobre todos os produtos colombianos que entram no país, aumentando essa taxa para 50% em uma semana.

"Essas medidas são apenas o começo", escreveu o presidente americano numa rede social.

Outras medidas: restrições de viagem e revogação de visto de integrantes do governo da Colômbia; sanções de visto a membros do partido, parentes e apoiadores do governo; inspeção reforçada na imigração a todos os colombianos; sanções de finanças, tesouro e bancárias.

Em uma rede social, Petro afirmou que a Colômbia está disposta a receber os imigrantes deportados em aviões civis, ressaltando que eles devem ser "tratados com dignidade e respeito". "Os Estados Unidos não podem tratar os migrantes colombianos como criminosos".

Brasileiros deportados dos EUA relatam tratamento degradante durante translado de volta ao Brasil 


 Um avião contratado pelas autoridades americanas trouxe ao país 88 brasileiros deportados dos EUA, na sexta-feira (24). O Ministério das Relações Exteriores disse que vai pedir explicações ao governo dos Estados Unidos sobre o tratamento "degradante" dado aos brasileiros deportados algemados e acorrentados.

Parte do grupo relatou que ficou mais de 48 horas algemado, que muitos passaram mal por causa da falta de ar condicionado na aeronave, que a comida era escassa e que quando permitiam usar o banheiro tinham que ir algemados. Também foram relatadas agressões verbais e físicas.

 Lewandowski desautoriza correntes e algemas e pede avião da FAB para deportados dos EUA



O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, desautorizou o uso de correntes e algemas em brasileiros deportados pelos EUA - e pediu um voo da FAB para transportá-los de Manaus para Confins.

A ordem veio do presidente Lula, que diz se tratar de uma questão de soberania e que, no Brasil, ninguém acorrenta brasileiros. Os deportados teriam chorado de alegria e batido palmas quando tiveram a notícia de que seriam resgatados por voo da FAB e que não seriam algemados ou acorrentados. 

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

 Michelle Bolsonaro poderá ser cabeça de chapa nas eleições presidenciais de 2026



Em entrevista, o ex-presidente Jair Bolsonaro admitiu a possibilidade de colocar sua esposa, Michelle Bolsonaro, como cabeça de chapa nas eleições presidenciais de 2026 e ser nomeado ministro da Casa Civil caso ela vença a disputa.

O filme "Ainda estou aqui" faz história com três indicações ao Oscar 



O longa brasileiro “Ainda Estou Aqui” fez história nesta quinta (23) ao receber três indicações no Oscar 2025.

Pela 1ª vez na história, o Brasil concorrerá ao prêmio máximo da Academia, disputando com produções como “O Brulista“, “Anora” e outros grandes concorrentes.

O ator Selton Mello, que estrela o filme de Walter Salles, reagiu às indicações à maior premiação do cinema. “Brasil no topo”, escreveu.

“Fizemos um filme. Ele nasceu vitorioso por motivos variados: Por lembrar o que jamais pode ser esquecido. Por comover com uma beleza austera. Por encher as salas de cinema de novo. Por levar nossa sensibilidade para o mundo. Por recuperar nossa autoestima cultural. Por abrir tantas portas para outros que virão. Por restaurar o amor pelo cinema brasileiro. Por ter criado algo emocionalmente poderoso. Por alcançar o raro equilíbrio entre estética e ética. Por ser sublime em sua justa simplicidade”, acrescentou.

 Pagamentos de verbas extras a Ministros do TST são equivalentes a R$ 419 mil líquidos em um mês



Penduricalhos garantiram a ministros do TST (Tribunal Superior do Trabalho) rendimentos líquidos de até R$ 419 mil em dezembro, segundo dados do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Embora os pagamentos de verbas extras a magistrados tenham alcançado valores vultosos em diferentes instâncias do Judiciário pelo país, os valores recebidos na corte trabalhista se destacam entre os tribunais superiores —e com benefícios que se estendem a quase todos os seus integrantes. 

Justiça suspende decreto de Trump que impedia que filhos de imigrantes nascidos nos EUA tivessem direito à cidadania americana 



Um juiz federal suspendeu temporariamente o decreto de Donald Trump que impedia que filhos de imigrantes nascidos nos Estados Unidos fossem considerados cidadãos americanos. Segundo esse magistrado, a medida vai expressamente contra a Constituição do país.

Logo após tomar posse, Trump publicou uma série de decretos para combater a imigração ilegal. A questão da nacionalidade para bebês de estrangeiros nascidos no país está entre as medidas.

A ordem de Trump determinava que as agências federais não reconheçam a cidadania americana de crianças nascidas nos Estados Unidos cujos pais estão no país ilegalmente ou temporariamente, como turistas e outros portadores de vistos temporários.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

 Trump proíbe bandeira LGBT em edifícios do Governo



O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, emitiu um decreto proibindo o hasteamento da bandeira LGBTQIAPN+ em edifícios do governo federal. A medida estabelece uma política de "bandeira única", permitindo apenas a exibição da bandeira dos Estados Unidos ou outras relacionadas ao governo nesses locais.

A decisão visa reforçar o patriotismo e a unidade nacional, segundo declarações da equipe de Trump. Críticos, no entanto, apontam a medida como um retrocesso nos direitos da comunidade LGBTQIAPN+, considerando-a discriminatória e excludente.


 PF indicia quatro ex-chefes da PRF por barrarem eleitores em 2022



A Polícia Federal indiciou quatro ex-chefes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no bojo do inquérito sobre o uso da máquina pública para influenciar as eleições presidenciais de 2022 por meio de blitze para impedir o deslocamento de eleitores no segundo turno do pleito. O Estadão busca contato com a defesa dos citados e deixou espaço aberto para manifestações.

Além dos ex-diretores, um ex-coordenador de Inteligência e Contra inteligência da corporação foi enquadrado por supostos crimes de desobediência, prevaricação, restrição ao exercício do direito de voto e omissão no combate ao crime de tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito por meio da ‘restrição do exercício dos poderes constitucionais’.

Trump ameaçou impor sanções e tarifas contra a Rússia se a guerra na Ucrânia não for encerrada



Em publicação nas redes sociais, ele disse que não quer prejudicar a Rússia, que “ama o povo russo” e que sempre teve um relacionamento muito bom com Vladimir Putin. Ainda assim, fez o ultimato ao chefe de Estado russo: "Podemos fazer isso do jeito fácil ou do jeito difícil”.

“Se não fizermos um ‘acordo’, logo, não tenho outra escolha a não ser colocar altos níveis de impostos, tarifas e sanções em qualquer coisa vendida pela Rússia aos Estados Unidos e vários outros países participantes. Vamos acabar com essa guerra, que nunca teria começado se eu fosse presidente!”, escreveu Trump.

 70% dos imóveis alugados na gestão de Sarto eram de uma mesma família



Na gestão do prefeito José Sarto foram alugados 300 imóveis para a Prefeitura de Fortaleza, totalizando R$ 4 milhões por mês. Em um único aluguel foi fixado o valor de R$ 300 mil por mês. Segundo Evandro Leitão, 70% dos aluguéis são de imóveis de uma mesma família. O prefeito atual determinou que seja realizada a revisão dos contratos.


terça-feira, 21 de janeiro de 2025

 CEE celebra 76 anos desde sua criação

O Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE), que tem como presidente  Ada Pimentel, celebra, nesta terça-feira (21), 76 anos desde sua criação. Reconhecido como o guardião da educação do Estado, o CEE trabalha orientando e definindo as diretrizes no âmbito da educação. O Sistema Estadual de Ensino é composto pelo CEE, que regulamenta as instituições de ensino, em conjunto com a Secretaria da Educação (Seduc) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), órgãos executivos da educação do Estado. Além de realizar essa regulamentação, o Conselho é responsável por interpretar a legislação do ensino, deliberar, aplicar sanções, avaliar e exercer suas demais atribuições constitucionais e legais. 

Lula diz em reunião ministerial que pode não ser candidato à reeleição em 2026 



O presidente Lula (PT) disse a auxiliares que pode não ser candidato à reeleição em 2026. A declaração foi dada durante a reunião ministerial de segunda-feira (20), na Granja do Torto, e surpreendeu ministros.

Essa é a primeira vez que Lula admite a possibilidade de ficar de fora da corrida ao Palácio do Planalto. Segundo relatos, o petista afirmou que a decisão dependerá da “vontade de Deus”.


Panamá rejeita acusações de Trump e manifestantes queimam bandeira dos EUA



 Manifestantes no Panamá queimaram bandeiras americanas em protesto contra o presidente dos EUA, Donald Trump. Durante seu discurso de posse, o republicano repetiu a sua ameaça de retomar o controle do Canal do Panamá.

Trump acusou o país de ceder as operações do canal para a China. O Panamá rejeitou as acusações. Em um post no X, o presidente panamenho, José Raúl Mulino, escreveu: “Não há presença de nenhuma nação do mundo que interfira em nossa administração.”

O canal foi construído pelos Estados Unidos, e inaugurado em 1914. Em 1977, ele foi entregue ao Panamá, sob um tratado que garantia a sua neutralidade e acesso justo para todas as nações.

Marcos Pontes reafirma sua pré-candidatura à presidência do Senado 



O senador Marcos Pontes respondeu às críticas de Jair Bolsonaro (PL) e reafirmou sua pré-candidatura à presidência do Senado.

Sem mencionar Bolsonaro diretamente, ele afirmou no X que "a arrogância pode fechar portas". O ex-presidente apoia Davi Alcolumbre para o cargo de sucessor de Rodrigo Pacheco.

Em entrevista, Bolsonaro questionou a "disciplina" de Pontes e afirmou que ele não tem chances reais de vencer, sugerindo que o senador está agindo por interesses próprios.

 Motorista de carreta envolvido em acidente que matou 39 pessoas em MG é preso. Ele usou cocaína e ecstasy, aponta exame.


 O motorista da carreta envolvida no acidente que matou 39 pessoas na BR-116, em Teófilo Otoni, em dezembro passado, foi preso pela Polícia Civil de Minas Gerais, no Espírito Santo, na manhã desta terça-feira (21).

O acidente ocorreu na madrugada de 21 de dezembro e envolveu um ônibus de viagem, uma carreta e um carro. Na época, a Justiça negou o pedido de prisão preventiva feito pela Polícia Civil.

A Justiça, no entanto, decidiu revisar a decisão de conceder liberdade ao condutor. O juiz Danilo de Mello Ferraz considerou o fato de Alves ter deixado o local do acidente, o sobrepeso da carga da carreta, o excesso de velocidade do veículo e o uso de substâncias entorpecentes.

"O fato é que o investigado assumiu a direção de uma carreta com aproximadamente cem toneladas, após fazer o uso conjugado de cocaína, bebida alcoólica, ecstasy e alprazolam, além de outras substâncias proscritas", disse em trecho da decisão.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Justiça cassa vereadores do PP em Poranga por fraude à cota de gênero 


Foi cassada a chapa de vereadores do PP de Poranga pela 40ª Zona Eleitoral do Ceará por fraude à cota de gênero, atendendo a parecer do Ministério Público Eleitoral. A decisão tomada no dia 17 atinge dois parlamentares eleitos pela legenda no município, Antonio Bezerra e Tatielle Carreiro, e suplentes. Com votos anulados, a Justiça determinou, ainda, a recontagem dos quocientes eleitoral e partidário, a fim de abrir espaço para outros candidatos na Câmara Municipal.

Além disso, a candidata Maria Vilma Bezerra dos Santos, irmã de Antonio, foi declarada inelegível pelo período de oito anos. 

Vilma Bezerra teria sido inscrita, segundo a denúncia, apenas para atingir a cota de gênero (mínimo de 30% de participação de mulheres) no PP, considerando que não realizou qualquer ato de campanha, não buscou votos, não participou de eventos políticos e obteve apenas quatro votos. 

Em sua defesa, o partido e os candidatos negaram as acusações. 

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi submetida por Acelmir Leitão, candidato a vereador em Poranga nas eleições de 2024 pelo PRTB. 

 Lula deseja uma boa gestão para o presidente Trump e que EUA  permaneça em parceria histórica com o Brasil 



O presidente Lula declarou, nesta segunda-feira (20), que espera uma gestão “profícua”, ou seja, proveitosa, do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Tem gente que fala que a eleição do Trump pode causar problemas na democracia mundial. O Trump foi eleito para governar os Estados Unidos, e eu torço para que ele faça uma gestão profícua, para que o povo americano melhore e continue sendo um parceiro histórico do Brasil”, afirmou o presidente durante fala na abertura da primeira reunião ministerial do ano.

Apesar das falas do chefe do Executivo brasileiro, fontes diplomáticas demonstram preocupação com a relação entre os governos de Lula e Trump. Desde a eleição do republicano, praticamente não houve contato entre as partes, além de mensagens protocolares.


 Trump afirmou que o Panamá quebrou promessas e que vai tomar o Canal do Panamá de volta  



Donald Trump afirmou em seu discurso de posse que o Panamá teria quebrado promessas do acordo que resultou na entrega da infraestrutura que havia sido construída pelos EUA. "A China está operando o canal e nós o demos para Panamá, não para China", disse Trump, afirmando que os EUA vão "pegá-lo de volta".

Trump diz que vai criar uma sociedade cega à cor e com apenas dois gêneros: feminino e masculino 



Em discurso ao tomar posse nesta segunda-feira (20), em cerimônia realizada em Washington, nos EUA, Donald Trump afirmou que o governo americano reconhece os gêneros masculino e feminino.

“Nós vamos criar uma sociedade que seja cega à cor e que seja baseada no mérito. A partir de hoje, a política oficial do governo americano é que há apenas dois gêneros: feminino e masculino”.

domingo, 19 de janeiro de 2025

 Tik Tok foi banido dos EUA e pequenas empresas podem perder mais de US$1 bilhão por mês em receitas  



Desde a noite de sábado, (18), o TikTok está indisponível nos Estados Unidos. A decisão ocorreu após a Justiça americana ter estabelecido o prazo de até 19 de janeiro para que a plataforma encontrasse um novo proprietário naquele país.⁠

⁠De acordo com um estudo da consultoria eMarketer, pequenas empresas podem perder mais de US$1 bilhão por mês em receitas com a proibição. Criadores que dependem do TikTok como sua principal fonte de renda enfrentam incertezas financeiras. Embora plataformas como Instagram Reels e YouTube Shorts ofereçam alternativas, os influenciadores destacam que elas não têm o alcance e a dinâmica de engajamento do TikTok .⁠

 Trump afirma que vai acabar com ideia de inclusão e diversidade e reestabelecer a meritocracia



 Em seu último discurso antes da posse, que acontece nesta segunda-feira (20), Donald Trump afirmou que vai acabar com "a ideia de diversidade e devolver ao país o sistema de meritocracia".

"Nós vamos parar com a ideia de inclusão e diversidade e vamos devolver ao nosso país o sistema de meritocracia", disse Trump a apoiadores em Washington, neste domingo (19).

Trump também falou que tomará medidas para endurecer as regras de imigração já no primeiro dia de seu mandato, que vai defender o porte de armas, acabar com a guerra na Ucrânia e o caos no Oriente Médio e evitar a 3º guerra mundial.


 Nos EUA, Bannon anuncia Eduardo Bolsonaro como futuro presidente do Brasil


O estrategista Steve Bannon, ex-assessor de Donald Trump, afirmou neste domingo (19) que Eduardo Bolsonaro, um dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro, será presidente do Brasil.

Israel aprova cessar-fogo e libertação de reféns em Gaza  


O gabinete do governo de Israel aprovou na sexta-feira (17) o acordo de cessar-fogo e libertação de reféns com o Hamas que havia sido anunciado por mediadores no dia 15 de janeiro.

A aprovação foi feita após votação dos 33 integrantes do gabinete geral do país, que decidiu por maioria simples.

O acordo deve ser implementado em três fases, sendo que a primeira teria duração de 42 dias. De acordo com o primeiro-ministro do Catar, o cessar-fogo tem início neste domingo, 19 de janeiro.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

 AGU pede à PF que investigue fake news e golpes relacionados à taxação do Pix


A Advocacia-Geral da União já oficiou o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues, pedindo a abertura de inquérito sobre a produção e disseminação de desinformação nas redes sociais sobre o Pix. O órgão também pediu a investigação de golpes aplicados com base nas fake news, como o envio de boletos e cobranças adicionais de vítimas que acreditaram na informação falsa de que o Pix seria taxado.

A AGU quer que os policiais federais averiguem a criação de sites e perfis falsos em redes sociais que se passam por instituições governamentais ou financeiras. O ofício cita, em especial, a apuração de crimes de estelionato virtual e delitos contra a economia popular.

 Governo publica medida provisória proibindo tributar, taxar ou cobrar adicional nos pagamentos via pix 



O Governo Federal publicou medida provisória (MP) que proíbe qualquer tipo de tributação, taxação ou cobrança feita em cima do uso da ferramenta Pix. A norma de urgência foi publicada nesta quinta-feira (16) no Diário Oficial da União e passa a entrar em vigor imediatamente.

Conforme o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a MP deve extinguir a onda de notícias falsas envolvendo a modernização da fiscalização do Pix.

Quem descumprir as regras estabelecidas pela MP estará sujeito a penalidades firmadas pela legislação do direito do consumidor.

A medida compara o pagamento em Pix com o em espécie, ressaltando que ambos não podem ser taxados.

“O pagamento realizado por Pix à vista equipara-se ao pagamento em espécie. Não incide tributo, seja imposto, taxa ou contribuição, no uso do Pix”.


Moraes nega devolução de passaporte a Bolsonaro para participação da posse de Trump 



Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal, negou a devolução do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro e desautorizou a viagem para os EUA que tinha por fim a participação de Bolsonaro na posse de Donald Trump.

A decisão está de acordo com o entendimento da Procuradoria-Geral da República, a qual se manifestou de maneira contrária à liberação do documento e à autorização da viagem.

O ex-presidente recorreu da decisão e pediu que o ministro reconsidere.


 Benjamin Netanyahu adia assinatura de acordo de cessar-fogo



O Gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, adiou nesta quinta-feira (16) a votação que confirmaria a adesão ao acordo de cessar-fogo e libertação de reféns em Gaza, anunciado ontem por mediadores internacionais, acusando o Hamas de "provocar uma crise de última hora" ao tentar incluir novas exigências aos termos negociados no Catar.

A votação, que era aguardada inicialmente para esta quinta, é o que formalmente estabeleceria o aceite do governo israelense aos termos. O Hamas negou ter feito novas exigências.

Um alto funcionário do grupo palestino disse que o grupo está comprometido com os termos anunciados na quarta (16) pelos negociadores. Ainda não se sabe quais serão os próximos passos.


terça-feira, 14 de janeiro de 2025

 TikTok nega negociação de venda da plataforma para Elon Musk



O TikTok negou que estaria em negociação com Elon Musk para possível venda. Essa foi a resposta após a agência de notícias Bloomberg ter informado que a China considera vender as operações da plataforma nos Estados Unidos para o Elon Musk caso o TikTok não consiga reverter a proibição de atuar no país.

A plataforma negou dizendo que não comentaria sobre algo que é “pura ficção”.

Elon Musk, o X, a Administração do Ciberspaço da China e o Ministério do Comércio chinês não responderam após serem questionados pela Reuters.

Camilo Santana afirma que cada escola poderá criar suas próprias regras para aplicar lei que proíbe o uso do celular 



O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), comentou sobre a lei que proíbe o uso de celulares nas escolas, destacando que a medida procura melhorar qualidade do aprendizado.

“Cada rede vai ter suas condições. Por exemplo, ela vai permitir que o aluno leve um celular desligado na bolsa, na mochila dele ou a escola vai colocar ‘lockers’, para que o aluno, quando chegar na escola, possa depositar e retirar ao final da aula. É importante que cada rede tenha seu período de transição. Ter alguns dias, semanas ou até meses, para que possa se adaptar. Cada rede vai ter a responsabilidade de acompanhar isso”, explicou.

A lei, sancionada pelo presidente Lula (PT) nesta segunda-feira (13), proíbe o uso de celulares durante as aulas e atividades extracurriculares, como o intervalo. O uso será permitido apenas em casos excepcionais, como para fins pedagógicos, medição de glicemia ou emergências.


Terminal José de Alencar ficou alagado com as chuvas desta terça (14) 


A forte chuva que atingiu Fortaleza na manhã desta terça-feira (14) causou alagamentos no Terminal José de Alencar, no Centro da cidade. O alagamento dificultou a circulação de ônibus dentro do terminal, além de gerar trânsito lento em diversas áreas da Capital. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram diversas partes do terminal alagadas, refletindo o impacto das precipitações.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as chuvas também afetaram 127 municípios cearenses entre as 7h de segunda-feira (13) e as 7h desta terça-feira (14). O volume de chuva registrado segue as previsões meteorológicas que indicavam a possibilidade de acumulados mais intensos.

 Ceará teve o menor índice de roubos dos últimos 9 anos em 2024


O Ceará encerrou o ano de 2024 com o menor índice de roubos dos últimos nove anos. Ao todo, foram 35.657 registros de ocorrências durante todo o ano. Comparando com 2023, quando aconteceram 42.607 roubos, o trabalho das Forças de Segurança do Estado resultou em 6.950 crimes violentos contra o patrimônio (CVPs) a menos, o que representa uma redução de 16,3%. Os dados foram extraídos pela Supesp, órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Deputados gastaram mais de 86 milhões com ações de divulgação em 2024



Em 2024, a Câmara de Deputados  alcançou a cifra de R$ 86,2 milhões oriundos da cota parlamentar para o pagamento de ações de divulgação das suas atividades, somando tanto congressistas ativos quantos os suplentes que em algum momento assumiram ou estão assumindo em nome dos titulares. Onze deputados chegaram a ultrapassar, individualmente, R$ 400 mil em publicidade.

Os dois recordistas em gastos com divulgação são do MDB: os deputados Eunício Oliveira (MDB-CE), que gastou R$ 465,9 mil, e Yury do Paredão (MDB-CE), com um gasto de R$ 458 mil. 

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Câmara de Santa Quitéria adia prazo para posse do prefeito Braguinha, preso desde 1º de janeiro


A Câmara de Vereadores de Santa Quitéria suspendeu por tempo indeterminado o prazo para a posse do prefeito reeleito Braguinha, José Braga Barrozo. Ele está preso desde o dia 1º de janeiro. Apesar do prazo de dez dias previsto na legislação municipal para a posse haver terminado na última sexta-feira (10), a Câmara justificou o adiamento alegando “motivo de força maior”.

Braguinha foi preso preventivamente sob suspeita de envolvimento com uma facção criminosa, o Comando Vermelho, que teria atuado para coagir eleitores e garantir sua reeleição. Segundo o Ministério Público, a facção teria usado ameaças de morte, expulsões de adversários da cidade e compra de votos com drogas. Atualmente, ele está em prisão domiciliar por decisão judicial, com restrições que o impedem de sair de casa, receber visitas ou participar de eventos, inviabilizando a posse tanto presencial quanto virtual.

Evandro faz reunião com secretários para abordar autonomia para as pastas 



O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), se reuniu com os titulares das Secretarias Executivas Regionais (SER) da Capital nesta segunda-feira (13). Na pauta, a garantia de mais autonomia para as pastas, que, como já afirmou o chefe do Executivo em ocasião anterior, funcionavam mais como uma “ouvidoria” da Prefeitura. Segundo o petista, o secretário regional “vai resolver as demandas” da população, não funcionando mais como um “ouvidor” para a gestão municipal.

 Receita Federal diz que fiscalização do pix não tem por objetivo pegar comerciante informal


No começo do ano, a Receita Federal anunciou a ampliação da fiscalização de transações financeiras, o que inclui informações das operadoras de cartão de crédito e das "instituições de pagamento". A decisão gerou críticas, com algumas pessoas dizendo que a ideia era prejudicar os pequenos empresários. O secretário da Receita, Robinson Barreirinhas, negou essas acusações.

"É exatamente o contrário, a gente não tem nem condição de fiscalizar dezenas de milhões de pessoas que movimentam valores baixos. A gente quer é automatizar isso para poder melhor orientar esse tipo de contribuinte a se regularizar, por exemplo. 

Segundo o secretário, a ampliação visa "liberar a mão de obra" da Receita para que ela possa focar "onde realmente a invasão é relevante, que são nos grandes valores", ou seja, nas empresas de grande porte. "Não é esse tipo de contribuinte [pequeno]. Para esse contribuinte, essas medidas são importantíssimas porque elas facilitam a vida dele. Tiram o ônus de prestar outras declarações para a Receita Federal, e diminui o risco de caírem nas margens fiscais da Receita Federal", pontuou.

 Guimarães afirma que chegou sua hora de disputar uma vaga no Senado



O deputado José Guimarães dispôs seu nome para uma das vagas ao Senado Federal em 2026, e afirma que chegou sua hora. “Abri mão, por duas vezes, em nome do partido e do governo Camilo. Agora, chegou meu momento, não tem volta”, colocou.

O deputado é o cearense de maior projeção em Brasília.  Atualmente, figura como líder do governo Lula. 

O cearense tem histórico de bons mandatos. Foi líder do PT, da maioria e, no governo Bolsonaro, das oposições. Suas manobras inviabilizaram muitas ações do governo de direita, que para ele “eram retrocesso”. Ele cita o desmonte na área de vacinação.