sexta-feira, 25 de abril de 2025

 Hugo Motta convence partidos, contraria PL de Bolsonaro e não vai pautar urgência de anistia do 08/01



O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu em reunião nesta quinta-feira (24) não pautar ainda o requerimento de urgência do projeto que anistia aos envolvidos nos ataques golpistas do 8 de janeiro de 2023 e que poderia beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

 Bolsonaro apresenta piora clínica, diz boletim médico



Jair Bolsonaro (PL) vai passar por novos exames depois de uma piora no quadro clínico, segundo informação divulgada nesta quinta-feira (24) pelo hospital DF Star, em Brasília.

O boletim médico detalha que o ex-presidente teve pressão alta e uma piora nos resultados dos exames do fígado. Ele continua na UTI.

 TCU avisou INSS de fraude em 2023



Auditores do Tribunal de Contas da União (TCU) alertaram ainda em 2023 que o sistema de convênios do INSS estava contaminado e apresentava fortes indícios de fraude e desvio de dinheiro de aposentados e pensionistas. 

Não só isso: o tribunal determinou no início de 2024 que o INSS tomasse providências para cessar o esquema e adotasse medidas para impedir a lesão aos beneficiários, mas a ordem foi ignorada.

 Lula diz a deputados que é candidatíssimo à presidência em 2026



O presidente Lula (PT) fez um balanço de seu terceiro mandato durante um jantar com líderes da base aliada na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (23) e afirmou que é "candidatíssimo" à reeleição em 2026, segundo relatos dos participantes. O jantar durou mais de duas horas e foi organizado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). 

quinta-feira, 24 de abril de 2025

 Supremo Tribunal Federal torna réus mais seis denunciados por trama golpista



Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu tornar réus seis denunciados do núcleo 2 da trama golpista. Os agora réus são: Filipe Martins, ex-assessor de Assuntos Internacionais do então presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ); Marcelo Câmara, também ex-assessor de Bolsonaro; Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF); Mário Fernandes, general da reserva; Marília de Alencar, ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP); e Fernando de Sousa Oliveira, ex-diretor de Operações do MJSP.

Com a decisão, os acusados do núcleo passam a responder a uma ação penal pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

STF autoriza intimação de Bolsonaro no hospital 



O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou nesta quarta-feira (23) que Jair Bolsonaro seja intimado para ciência da abertura da ação penal por tentativa de golpe. A decisão foi tomada depois de o ex-presidente participar, do hospital, de uma live.

Bolsonaro está internado no Hospital DF Star, em Brasília, desde o dia 12 de abril, quando foi submetido a uma cirurgia para liberar aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal. Por isso, o STF havia “determinado que se aguardasse uma data adequada em que (ele) pudesse, normalmente, receber o oficial de Justiça.”

No entanto, em seu quarto na UTI, o ex-presidente participou nesta terça-feira (22) de uma live com os filhos Eduardo e Carlos Bolsonaro, o que levou o STF a considerar que ele “demonstrou a possibilidade de ser citado e intimado” já nesta quarta-feira.

Bolsonaro virou réu no dia 26 de março pela 1ª Turma do STF, que aceitou de forma unânime a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR). Ele vai responder por cinco crimes:

- Golpe de Estado

- Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito

- Organização criminosa armada

- Dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima

- Deterioração de patrimônio tombado


Lula manda demitir presidente do INSS após operação que apontou fraude bilionária

 


Lula mandou demitir o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, após operação que apontou fraude bilionária no órgão. Ele já havia sido afastado do cargo pela Justiça.

De acordo com a investigação, entidades que representavam aposentados e pensionistas descontavam irregularmente parte de mensalidades associativas aplicadas sobre beneficiários do INSS. Os desvios ultrapassam R$ 6 bilhões.

 

Funeral do papa Francisco ocorrerá no sábado, dia 26, na basílica de Santa Maria Maggiore



O Vaticano informou que o funeral do papa Francisco ocorrerá no sábado, 26 de abril, a partir das 5h (horário de Brasília), 10h (horário local do Vaticano).⁠

⁠A partir de então se iniciará o período chamado de "Novendiali", que são os nove dias de luto e orações em honra ao Pontífice. A celebração ocorrerá na basílica de São Pedro, no Vaticano.⁠

⁠O Santo Padre será sepultado na basílica de Santa Maria Maggiore, localizada a 4,4 km do Vaticano, em Roma, conforme pedido do próprio Francisco, deixado em testamento escrito em 2022.⁠

quarta-feira, 23 de abril de 2025

Julgamento de segundo núcleo de trama golpista expõe estratégia da PGR de unir investigações 



A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) julgou nesta terça-feira (22) o recebimento da denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) contra o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal Silvinei Vasques e o general Mário Fernandes, além de outras quatro pessoas. A inclusão das blitzes da PRF na denúncia da tentativa de golpe de Estado em 2022 foi uma estratégia do procurador-geral da República, Paulo Gonet. As investigações eram feitas de forma distinta pela Polícia Federal, e a PGR decidiu reunir frentes diversas para fazer uma grande acusação.

Defesa compara ex-assessor de Bolsonaro a Jesus e pede ao STF rejeição de denúncia por trama golpista 



O advogado e ex-desembargador Sebastião Coelho afirmou aos ministros da Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) que o ex-assessor de Assuntos Internacionais de Jair Bolsonaro (PL) Filipe Martins é um "garoto brilhante" e que não há justa causa para torná-lo réu pela trama golpista.

 "Como será o Brasil quando eu não for mais presidente, se entrar a extrema-direita aqui?", pergunta Lula



O presidente Lula afirmou que países, como Brasil e Chile, precisam de instituições fortes e perenes que atuem na defesa da democracia.

O petista deu a declaração após participar de reunião no Palácio do Planalto com o presidente do Chile, Gabriel Boric, que, assim como Lula, é de esquerda. Para Lula, os regimes democráticos podem correr riscos se forem presididos por políticos de extrema-direita.

Na sequência, o presidente comentou a guinada na geopolítica norte-americana com a saída do democrata Joe Biden e a entrada do republicano Donald Trump na Casa Branca.

Texto inédito de Papa Francisco reflete sobre a morte e a velhice 



Dias antes de ser internado, em fevereiro, Francisco escreveu o prefácio de um livro. No texto, o Papa reflete sobre como encarar a velhice. Sobre a sabedoria adquirida com a experiência e a transmissão de valores. Sobre a morte que, para ele, não era o fim, mas o começo de algo. Um novo começo.

“Não devemos ter medo da velhice, não devemos temer abraçar o envelhecer, porque a vida é a vida, e adoçar a realidade significa trair a verdade das coisas.

“Porque dizer “velho” não significa “descartável”, como às vezes uma cultura degradada do descarte nos faz pensar. Dizer velho, ao contrário, é dizer experiência, sabedoria, discernimento, ponderação, escuta, lentidão. Valores dos quais precisamos urgentemente!

“É verdade, envelhecemos, mas esse não é o problema: o problema é como envelhecemos. Se vivemos essa etapa da vida como uma graça, e não com ressentimento; se acolhemos esse tempo (ainda que longo) em que experimentamos forças reduzidas, o cansaço físico crescente, os reflexos já não iguais aos da juventude, com um senso de gratidão e reconhecimento, então, a velhice também se torna uma etapa da vida.

“Já ressaltei várias vezes como o papel dos avós é fundamental para o desenvolvimento equilibrado dos jovens e, em última análise, para uma sociedade mais pacífica. Porque seu exemplo, suas palavras, sua sabedoria podem inspirar nos mais jovens um olhar mais amplo, a memória do passado e o apego a valores duradouros.

“Em meio à correria das nossas sociedades, muitas vezes voltadas para o efêmero e para o gosto doentio pela aparência, a sabedoria dos avós torna-se um farol que brilha, ilumina a incerteza e dá direção aos netos, que podem tirar da experiência deles um “algo a mais” para sua vida cotidiana.

“A morte não é o fim de tudo, mas o começo de algo. É um novo começo porque a vida eterna, que quem ama já experimenta aqui na terra em meio às ocupações do dia a dia, é o começo de algo que não terá fim. e é exatamente por isso que é um começo 'novo': porque viveremos algo que nunca vivemos plenamente, a eternidade.”


terça-feira, 22 de abril de 2025

 Saiba quais nomes estão sendo cotados para novo papa


Jean-Marc Aveline, arcebispo de Marselha, francês, 66 anos

Cardeal Peter Erdo, húngaro, 72 anos

Cardeal Mario Grech, secretário-geral do Sínodo dos bispos, maltês, 68 anos

Cardeal Juan Jose Omella, arcebispo de Barcelona, espanhol 79 anos

Cardeal Pietro Parolin, italiano diplomata do Vaticano, 70 anos

Cardeal Luis Antonio Gokim Tagle, filipino

Cardeal Joseph Tobin, arcebispo de Newark, americano, 72 anos


 Saiba o que diz o testamento de papa Francisco


Na tarde desta segunda-feira (21), o Vaticano divulgou o testamento do Papa Francisco. O documento expressa o desejo de ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, no centro de Roma. Sobre o túmulo, o Pontífice pediu que fosse posto no chão, de forma simples, sem decoração, com a inscrição 'Franciscus', em latim. Escrito em 29 de junho de 2022, o texto ressalta que Francisco ofereceu seu "sofrimento nas horas finais pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos."

 Papa Francisco morreu de AVC e insuficiência cardíaca, diz Vaticano


Insuficiência cardíaca e um AVC foram as causas da morte do papa Francisco, afirmou nesta segunda-feira (21) o Vaticano.

Segundo a certidão médica que atestou a morte do papa, Francisco sofreu um AVC cerebral, entrou em coma e teve um colapso cardiocirculatório irreversível às 7h35, pelo horário de Roma (2h35 em Brasília).

O boletim médico informa que o quadro foi agravado por uma pneumonia bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão e diabetes tipo II. A morte foi confirmada por registro eletrocardiotanatográfico.

Jorge Mario Bergoglio morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira (21).


Saiba como funciona a escolha de um novo papa e quais brasileiros poderão votar 


Com a morte do papa Francisco nesta segunda-feira (21), o Vaticano vai começar os preparativos para escolher um novo líder da Igreja Católica.

Até que isso ocorra, a Igreja terá uma espécie de governo temporário, e as decisões urgentes ficarão a cargo do Colégio dos Cardeais.

A votação para eleger um novo papa, chamada de Conclave, deve começar entre 15 e 20 dias. Estão aptos a participar da eleição 138 cardeais com menos de 80 anos, membros do Colégio, sendo sete brasileiros.

Os cardeais brasileiros que poderão votar são:

Dom Sérgio da Rocha (65 anos), arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, membro do Conselho de Cardeais que assessora o Papa;

Dom Jaime Spengler (64 anos), arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB);

Dom Odilo Scherer (75 anos), arcebispo de São Paulo, nomeado cardeal por Bento XVI em 2007;

Dom Orani João Tempesta (74 anos), arcebispo do Rio de Janeiro, criado cardeal por Francisco em 2014;

Dom Paulo Cezar Costa (57 anos), arcebispo de Brasília, nomeado cardeal por Francisco em 2022;

Dom João Braz de Aviz (77 anos), arcebispo emérito de Brasília;

Dom Leonardo Ulrich Steiner (74 anos), arcebispo de Manaus.



segunda-feira, 21 de abril de 2025

 Lula lamenta morte de papa Francisco



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou na manhã desta segunda-feira (21) uma mensagem de despedida ao Papa Francisco, após o anúncio da morte do Pontífice, no Vaticano. "O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos", pontuou o mandatário, na mensagem.

Lula ainda decretou luto oficial de sete dias no Brasil, em homenagem a Francisco. No texto publicado, ele também lembrou os momentos em que encontrou o Papa, com quem tinha relação de amizade. "Pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará."

Morre papa Francisco aos 88 anos, o papa da simplicidade e do acolhimento



Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local. As informações foram confirmadas pelo Vaticano. O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.

"O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino", diz comunicado oficial.

Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.

À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu. 

quinta-feira, 17 de abril de 2025

 Erika Hilton recebe visto dos EUA com gênero masculino, cancela viagem e diz que acionará Trump na ONU por transfobia


A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) recebeu um visto dos Estados Unidos em que é identificada com o gênero masculino. A deputada cancelou uma viagem que faria aos EUA neste mês e afirma que acionará o presidente norte-americano, Donald Trump, na ONU por considerar o caso transfobia e um desrespeito a seus registros civis brasileiros. Um visto anterior expedido pelo mesmo país em 2023 informava que ela era do gênero feminino, em acordo com a identidade da parlamentar trans. 

 Moraes cobra explicações de embaixada da Espanha após extradição de bolsonarista ser negada


O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu a extradição de um búlgaro preso a pedido do governo da Espanha como resposta à decisão do país de não extraditar o influenciador bolsonarista Oswaldo Eustáquio. Segundo Moraes, o governo espanhol desrespeitou o requisito da reciprocidade.

 Ataques russos a cabos submarinos ameaçam rede de internet que movimenta 95% dos dados globais


Chefes militares da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) foram alertados por empresas de telecomunicações sobre o risco de apagões globais da internet, após uma série de incidentes que envolvem danos a cabos submarinos. As ações são atribuídas a supostos ataques de sabotagem conduzidos pela Rússia, segundo o jornal inglês The Telegraph. Atualmente, mais de 500 cabos transportam cerca de 95% de todo o tráfego internacional de dados, voz e internet. Desde outubro de 2023, ao menos 11 cabos submarinos foram danificados no Mar Báltico. Incidentes semelhantes também foram registrados no Mar do Norte.

Armínio Fraga sugere congelamento do salário mínimo por 6 anos 


O economista e ex-presidente do Banco Central, Arminio Fraga, sugeriu o congelamento do salário mínimo em termos reais, sem aumento acima da inflação, por seis anos para melhorar as contas da Previdência Social. Na avaliação dele, os gastos públicos do Brasil estão “totalmente descontrolados”.

 “Uma conta gigante é a Previdência. Precisa de uma reforma grande. Uma boa e mais fácil seria congelar o salário mínimo por seis anos. O número 2 é a folha de pagamento do Estado. O RH do Estado brasileiro precisa passar por uma reforma radical”, disse Fraga durante um painel na Brazil Conference, evento organizado por estudantes brasileiros de Harvard e do MIT, no último sábado (12).

quarta-feira, 16 de abril de 2025

 51 foram presos por crimes contra empresas provedoras de internet



As ações de combate a crimes contra provedores de internet das Forças de Segurança do Ceará prenderam 51 pessoas no Estado. Em meio aos trabalhos, fiscalizações contra a venda ilícita de provedores em áreas em onde houve interrupções da rede de internet e algumas apreensões foram realizadas.⁠

⁠Chamada de “Strike”, a operação integra o programa “Ceará contra o Crime”, do governo do Estado e já realizou três fases, que resultaram no cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão em situações de flagrante, além da apreensão de aparelhos celulares e outros eletrônicos.⁠

⁠O trabalho investigativo é coordenado pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da Polícia Civil do Estado do Ceará.⁠

 Evandro envia LDO 2026 à Câmara com previsão orçamentária de R$ 15,7 bilhões



A Prefeitura de Fortaleza deu início, nesta terça-feira (15), à tramitação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2026, encaminhado pelo prefeito Evandro Leitão (PT) à Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). A proposta orçamentária prevê um caixa total de R$ 15,7 bilhões, valor R$ 1,4 bilhão superior ao estimado para 2025.

O projeto foi lido em Plenário durante a sessão ordinária e, em seguida, enviado para análise na Comissão Conjunta de Constituição e Orçamento (CCCO), onde deve passar pelas primeiras discussões técnicas e políticas antes de seguir para votação em plenário.

 Lula encaminha proposta de aumento de salário mínimo para R$ 1.630 em 2026



O presidente Lula encaminhou ao Congresso, nesta terça-feira (15), o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) que prevê aumento do salário mínimo de R$ 1.518 para R$ 1.630 em 2026. Se aprovado pelo Congresso, o reajuste será de R$ 112 — um aumento de 7,4%.

A proposta considera a previsão de 4,76% do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), somada a 2,5% de ganho real.


Trump congela US$ 2 bilhões de Harvard após rejeição de exigências políticas



O governo de Donald Trump anunciou que vai congelar US$ 2,2 bilhões em subsídios anuais e US$ 60 milhões em valor de contrato anual da Universidade de Harvard depois que a instituição rejeitou uma carta da administração republicana.

Entre as exigências estão a eliminação dos programas de diversidade, equidade e inclusão, a proibição do uso de máscaras em protestos no campus, reformas na contratação e admissão baseadas em mérito e a redução do poder de professores e administradores “mais comprometidos com o ativismo do que com o conhecimento acadêmico”.

O reitor de Harvard, Alan Garber, afirmou em uma carta que as exigências violam os direitos garantidos pela Primeira Emenda da Constituição dos EUA. "Nenhum governo, independentemente do partido que estiver no poder, deve ditar o que universidades privadas podem ensinar, quem podem admitir ou contratar, e quais áreas de estudo e pesquisa podem seguir”.

Trump diz que avalia a possibilidade de cancelar a isenção fiscal concedida a Harvard e passar a taxá-la como uma "entidade política" por promover "doença inspirada em política, ideologia e terrorismo". Ele também quer que Harvard peça desculpas.


terça-feira, 15 de abril de 2025

Brasil está entre os 10 países que acumulam as maiores reservas internacionais em dólar  



O Banco Mundial divulgou uma lista com os 20 países que acumulam as maiores reservas internacionais em dólar. No ranking, o Brasil aparece em nono lugar, com um total de US$ 346,4 bilhões em ativos, atrás de economias como China, Japão e Suíça.

Reservas internacionais são ativos mantidos por bancos centrais para fins de estabilidade econômica e financeira. Incluem moedas estrangeiras, como o dólar, euro e iene; ouro; e títulos de dívida emitidos por outros países.

O Brasil tem como ativo de maior estoque nas suas reservas internacionais os dólares norte-americanos, moeda que prossegue como referência no mercado mundial.

Como comparação, o Brasil ocupa a 10ª posição entre as maiores economias do mundo em 2025, com um Produto Interno Bruto (PIB) nominal estimado em US$ 2,2 trilhões. Em termos de reservas internacionais em dólar, o país está na 9ª colocação, com US$ 346,4 bilhões.

Tal comparação revela que o Brasil possui um volume de reservas internacionais superior ao de algumas economias com PIBs maiores. O Reino Unido, por exemplo, tem um PIB estimado em US$ 3,73 trilhões e ocupa a 6ª posição entre as maiores economias. Mas não figura entre os 10 países com maiores reservas internacionais em dólar.

Isso indica que o Brasil mantém uma política de acumulação de reservas que supera, proporcionalmente, a de algumas economias mais ricas. A manutenção dessas reservas é estratégica para garantir a estabilidade econômica, proteger contra crises cambiais e propiciar que os países possam honrar compromissos financeiros no cenário internacional.

Nem sempre as nações que mais acumulam dólares são mais ricas que outras que acumulam menos.

 Anvisa aprova registro da vacina chikungunya desenvolvida pelo Instituto Butantan



A Anvisa aprovou o pedido de registro definitivo da vacina contra chikungunya desenvolvida pelo Instituto Butantan em São Paulo, em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (14).

Segundo o governo de São Paulo, o Instituto Butantan ainda trabalha em uma nova versão, como parte do processo realizado no Brasil. As modificações usam componentes nacionais e serão mais adequadas à incorporação pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Este é o primeiro imunizante autorizado contra a doença no país. Com a aprovação, a vacina está autorizada a ser aplicada na população acima de 18 anos.


 Deputados cearenses assinam projeto para urgência da Anistia



A oposição ao governo Lula (PT) protocolou nesta segunda-feira, 14, projeto na Câmara dos Deputados que cobra “rito acelerado” para o PL da Anistia. Ao todo, proposta conseguiu reunir 262 assinaturas, incluindo adesões de oito deputados federais do Ceará.⁠

⁠Ao todo, assinam a proposta os cearenses Luiz Gastão (PSD), Dayany do Capitão (União), André Fernandes (PL), Dr. Jaziel (PL), Danilo Forte (União), Matheus Noronha (PL), Moses Rodrigues (União), AJ Albuquerque (PP).⁠⁠

 Acordo repassa valores de prestações pecuniárias para o Ceará Sem Fome



O Governo do Ceará e a Justiça Federal firmaram um acordo que permite o repasse de valores de prestações pecuniárias e outros benefícios legais para o Ceará Sem Fome, programa de combate à fome e à insegurança alimentar. A prestação pecuniária corresponde ao pagamento, por parte de um sentenciado a cumprir uma pena, de uma quantia em dinheiro à vítima do processo, dependentes ou a uma entidade social. A pena ocorre em acordos para evitar condenações maiores.

O termo de adesão entre o Executivo cearense, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) e a Justiça Federal da Primeira Infância foi firmado nesta segunda-feira (14), em solenidade no Palácio da Abolição. O TRF5 será responsável por destinar os valores e proceder à análise, em momento oportuno, das prestações de contas, sem prejuízo da fiscalização do Tribunal de Contas da União (TCU).

segunda-feira, 14 de abril de 2025

 Governo Trump isenta tarifas sobre computadores, smartphones e chips da China



O governo do presidente Donald Trump decidiu na noite desta sexta-feira (11) pela exclusão de smartphones, computadores e outros eletrônicos das tarifas em vigor hoje, de 145% da China e de 10% sobre outros países. A lista de exceções foi publicada pela US Customs and Border Protection, a alfândega americana. Além de smartphones, estão isentos laptops, discos rígidos, processadores de computador e chips de memória —são itens que em geral não são fabricados pelos Estados Unidos.

Lula viaja à China em maio para novo encontro com Xi Jinping

 


O presidente Lula deve visitar novamente a China, em maio, quando terá um novo encontro com o presidente Xi Jinping. A visita ocorrerá no contexto da Cúpula entre China e países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). A data da viagem - entre 12 e 13 de maio - foi acertada durante a 9ª Cúpula da Celac, realizada em Honduras.

A viagem à China deve ocorrer na sequência da visita que o presidente fará à Rússia, a convite do presidente Vladimir Putin.

O encontro entre Lula e Xi Jinping ocorrerá em meio ao acirramento da guerra comercial entre Estados Unidos e China, as duas maiores economias do planeta. A imposição de tarifas mútuas, desencadeada por iniciativa do presidente norte-americano Donald Trump, vem causando sucessivas turbulências nos mercados de ações.

A viagem à China será a segunda visita oficial de Lula neste terceiro mandato. A visita anterior ocorreu em abril de 2023, que foi retribuída por Xi Jinping em visita de Estado em novembro do ano passado, após a Cúpula do G20, sediada pelo Brasil. Além disso, eles haviam se encontrado, outra vez em 2023, na Cúpula dos Brics, na África do Sul.


 China pede que EUA acabem com tarifas recíprocas



A China pediu aos Estados Unidos, neste domingo (13), que "eliminem completamente" suas tarifas recíprocas.

Em um comunicado oficial, o Ministério do Comércio chinês comentou a decisão anunciada pelo governo Donald Trump nesta sexta-feira (11), de isentar celulares, computadores e outros produtos eletrônicos das tarifas. Afirmou que foi um "pequeno passo" e que a China estava "avaliando o impacto" dela.

As isenções beneficiarão empresas de tecnologia dos EUA, como Nvidia e Dell, assim como a Apple, que fabrica iPhones e outros produtos de ponta na China.

 Governo publica MP do Imposto de Renda e isenta quem ganha até dois salários mínimos



O governo federal publicou nesta segunda-feira (14) uma medida provisória para que brasileiros que ganham até dois salários mínimos por mês (R$ 3.036) sigam isentos do Imposto de Renda em 2025.

Esse grupo já era isento em anos anteriores, mas o valor das tabelas tinha ficado defasado em razão da alta do salário mínimo no começo deste ano. O salário mínimo reajustado, no valor de R$ 1.518 mensais, já estava em vigor – mas o Orçamento de 2025 ainda não.

Para quem ganha acima de R$ 3.036, a tributação começa a incidir em "faixas" – que chegam a um imposto de 27,5% sobre a renda mensal que ultrapassar os R$ 4.664,68. As outras faixas da tabela não foram alteradas. A medida provisória corrige apenas a primeira faixa, da isenção de 100%.

sexta-feira, 11 de abril de 2025

Dois torcedores morrem e motivam invasão de campo em Colo-Colo x Fortaleza 



De acordo com informações da imprensa internacional, a motivação para a revolta da torcida do Colo-Colo, que promoveu quebradeiras e invadiu o campo até que a partida contra o Fortaleza fosse interrompida, foram mortes ocorridas fora do estádio.

O 24 Horas TV, do Chile, citou que uma confusão ocorreu após torcedores tentarem entrar no estádio sem ingresso, o que gerou um alvoroço nos arredores do estádio Monumental. Na confusão, uma jovem de 19 anos e um menor, de 13 anos, teriam sido atropelados por um veículo policial.

Irmã de uma das vítimas, Bárbara Pérez conversou com a imprensa chilena sobre o ocorrido fora da arena. Segundo ela, a sua irmã havia comparecido ao estádio com o ingresso proveniente da carteira de sócio-torcedor e estava com amigos tentando entrar na arena esportiva para acompanhar o jogo quando foi atropelada.

A jovem chilena chegou a ser abraçada por um amigo que tentou protegê-la, mas ela já foi entregue para a família sem sinais vitais e morta. Bárbara protestou em relação ao tratamento policial. Ela relatou que apenas o oficial que entregou o corpo da irmã a ela prestou qualquer ajuda e que o suposto policial envolvido no atropelamento não apareceu. A jovem acentuou que, após o ocorrido, precisa de ajuda judicial para ir “até as últimas consequências” contra os responsáveis pelo atropelamento.


Trump incentiva compra de ações antes de anunciar pausa nas tarifas e oposição o acusa de manipular o mercado 

                                 

Políticos da oposição democrata querem investigar o que aconteceu na quarta-feira (9) na Bolsa de Valores de Nova York. Eles acusam Donald Trump de manipulação de mercado.

Poucas horas antes de anunciar a pausa nas tarifas – o que fez com que as ações subissem –, Trump incentivou que as pessoas comprassem papéis da empresa dele de tecnologia.

Às 9h33 de quarta, Trump escreveu: “Fiquem tranquilos! Tudo vai dar certo”.

Quatro minutos depois, ele publicou: “Este é um ótimo momento para comprar!” e colocou as siglas “DJT”, que identificam as ações da empresa dele na Nasdaq.

 À 13h18, o presidente anunciou a suspensão das tarifas por 90 dias - exceto para a China. A Casa Branca negou que Trump tenha manipulado os índices e disse que é dever do presidente tranquilizar o mercado financeiro.

Nesta quinta-feira (10), a Nasdaq e os principais índices de Wall Street encerraram o dia com perdas, com a avaliação de que a disputa com a China continua.


 China anuncia que vai aumentar tarifas de produtos dos EUA de 84% para 125%



A China anunciou que vai aumentar as tarifas de produtos dos Estados Unidos de 84% para 125%. A nova taxação do gigante asiático sobre produtos americanos é mais uma reposta às medidas impostas pelo presidente Donald Trump.

Ontem, os Estados Unidos explicaram que as tarifas impostas à China somam 145%. O percentual é uma combinação de 4 tarifas e pode fazer com que o preço dos produtos chineses aumente mais de 100% nos Estados Unidos.

O aumento das sobretaxas americanas voltou a abalar os mercados. Na Ásia, parte das bolsas fechou em baixa hoje. Na Europa, também volatilidade nos mercados.

Lula sanciona Orçamento de 2025 com previsão de superávit de R$14 bi 



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta quinta-feira (10), o Orçamento de 2025. A sanção teve apenas dois vetos.

O ato do presidente confirma a alta do salário mínimo para R$ 1.518. Isso representa um aumento real (acima da inflação) de 2,5% em comparação com o valor que vigorou no ano passado.

As despesas com o programa Bolsa Família somam R$ 158,6 bilhões no Orçamento desse ano.

O Congresso aprovou apenas em março a proposta de Orçamento de 2025. O atraso foi causado por um impasse em relação à liberação de emendas parlamentares –dinheiro que deputados e senadores destinam para projetos em suas bases eleitorais.

O presidente tinha até o dia 15 de abril para sancionar o texto. Mas decidiu antecipar.

Isso também garantirá a antecipação do 13º a aposentados e pensionistas do INSS.


quinta-feira, 10 de abril de 2025

 Trump afirma que 'é preciso ter flexibilidade' em relação às tarifas



O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9) que limitará suas tarifas recíprocas a 10% por um prazo de 90 dias, ao mesmo tempo em que informou o aumento das taxas de importação sobre a China para 125%, intensificando a retaliação com Pequim.

Questionado sobre a interrupção, o líder americano falou em “flexibilidade” e citou como exemplo a volatilidade do mercado financeiro. “Eles mudam. Olhe como mudaram hoje. Acho que hoje pode ser o maior dia do mercado financeiro da história”, afirmou Trump.

Ceará lidera como estado com maior proporção de alunos do Ensino Fundamental em tempo integral 



O Ceará é o estado brasileiro com a maior proporção de estudantes do Ensino Fundamental matriculados em tempo integral, com 54,9%, segundo dados do Censo Escolar 2024, divulgados nesta quarta-feira (9) pelo Ministério da Educação.

O estado também ocupa a segunda posição no Ensino Médio, com 54,6% de alunos nesse modelo, ficando atrás apenas de Pernambuco com 69,6%.

A rede estadual de ensino conta atualmente com 367 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI), além de outras instituições que oferecem educação profissional e rural, além de atividades culturais, esportivas e preparação para o mercado de trabalho. Na escola, os alunos recebem três refeições diárias, material didático completo e apoio pedagógico contínuo.

A secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela, destaca que a política de tempo integral vai além de ampliar a permanência dos estudantes nas escolas. “Ela representa uma nova forma de aprender, com um currículo diversificado, que valoriza o protagonismo juvenil e o desenvolvimento integral, refletindo o compromisso do Governo com uma educação pública de qualidade”, afirma.


 Ensino Médio do Ceará recebeu 6 mil novos alunos com o Pé-de-Meia



O Ceará recebeu 6.171 novos estudantes no ensino médio da rede pública (estadual e federal) em 2024, segundo dados do Censo Escolar divulgados nesta quarta-feira (9) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O crescimento coloca o estado na 6ª posição nacional em incremento de matrículas no ensino médio público, justamente no ano de implementação do programa federal Pé-de-Meia, voltado à permanência escolar de alunos de baixa renda.

No total, o Ceará contabilizou 364.898 matrículas no ensino médio neste ano, das quais 326.884 foram em escolas públicas estaduais, 6.672 em instituições federais (como o IFCE) e 31.342 na rede privada. Com isso, 91,4% dos alunos cearenses estão matriculados na rede pública. Há pouco mais de uma década, a rede privada concentrava 10,8% dos estudantes, percentual que caiu para 8,6% em 2024.

Porte da arma para mulher como medida protetiva de urgência é aprovado por Comissão no Senado



Projeto que autoriza porte temporário de arma para mulheres sob medida protetiva de urgência foi aprovado nesta quarta-feira (9) pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), do Senado Federal. 

Da ex-senadora Rosana Martinelli (MT), o projeto permite a aquisição, a posse e o porte de armas de fogo para mulheres a partir de 18 anos sob medida protetiva de urgência. Nos demais casos, a idade mínima permanece 25 anos. O projeto determina que, para obter a autorização do porte de arma, as mulheres deverão cumprir os requisitos exigidos pelo Estatuto do Desarmamento, como capacidade técnica e psicológica para o manuseio da arma.


quarta-feira, 9 de abril de 2025

 Deputado do PL diz em sessão na Câmara que 'quer mais é que Lula morra' 


O deputado Gilvan da Federal (PL-ES) deu uma declaração polêmica durante sessão da Comissão de Segurança da Câmara, nesta terça-feira, 8. Gilvan disse que quer que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva morra.

O deputado é relator de projeto de lei que prevê desarmar os seguranças pessoais do presidente. O documento já foi aprovado na comissão, no entanto ainda precisa passar pela Câmara.

Vice de Trump chama chineses de 'camponeses'; China rebate e diz que fala é 'ignorante e desrespeitosa' 


Em entrevista à rede de TV norte-americana Fox News nesta terça-feira (8), o vice-presidente dos EUA, JD Vance, se referiu ao governo chinês como "camponeses" durante uma. O termo irritou Pequim, que reagiu e chamou a fala de "ignorante e desrespeitosa".

A troca de farpas aumentou as tensões entre Estados Unidos e China, que já protagonizam nesta semana tensões por conta do aumento mútuo de tarifas sobre produtos de ambos os países. Vance criticou o que chamou de dependência excessiva dos EUA do mercado chinês.

 "Pergunte a nós mesmos, o que a economia globalista trouxe para os Estados Unidos da América? E a resposta, fundamentalmente, é baseada em dois princípios. Contrair uma enorme quantidade de dívida para comprar coisas que outros países fazem para nós, e para deixar um pouco mais claro, nós pegamos dinheiro emprestado de camponeses chineses para comprar as coisas que esses camponeses chineses fabricam", declarou Vance.

“Essa não é uma receita para prosperidade econômica, não é uma receita para preços baixos e não é uma receita para bons empregos nos Estados Unidos”, concluiu o vice-presidente dos EUA.

Em reação, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, chamou a atitude de Vance de "ignorante e desrespeitosa".

"A posição da China sobre as relações comerciais com os Estados Unidos é clara. É surpreendente e triste ouvir comentários tão ignorantes e desrespeitosos do vice-presidente americano”, afirmou Jian.

Sem apoio por anistia, PL desiste de obstruir pauta da Câmara 


O líder do PL na Câmara dos Deputados, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), anunciou nesta terça-feira (8) que o partido vai retirar a obstrução aos trabalhos na Casa.

A decisão de voltar atrás foi tomada em meio a uma mobilização da sigla para recolher apoios a um requerimento de urgência ao Projeto de Emenda Constitucional (PEC) da Anistia, que perdoa penas de condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023.

 O PL havia dado início à obstrução na última semana, diante de sinalizações contrárias do presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), ao debate da proposta de anistia.

Entretanto, a obstrução não surtiu muitos efeitos. Apesar de ter cancelado o trabalho de várias comissões da Câmara, incluindo a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o movimento não conseguiu impedir a votação de matérias do interesse do governo no Plenário.


China anuncia tarifas de mais 84% sobre produtos dos EUA 


O Ministério das Finanças da China anunciou nesta quarta-feira (9) que vai impor tarifas adicionais de 84% sobre os produtos importados dos Estados Unidos. A cobrança dessas tarifas começa já nesta quinta-feira (10).

O anúncio acontece no mesmo dia em que entra em vigor uma tarifa extra de 50% sobre as importações chinesas que chegam aos EUA — o que elevou a alíquota total do país asiático a 104%.

A guerra tarifária entre as duas maiores economias do mundo se intensificou na semana passada, após o anúncio das tarifas recíprocas prometidas pelo presidente americano, Donald Trump.

Na quarta-feira passada (2), Trump detalhou a tabela das tarifas, que vão de 10% a 50% e serão cobradas, a partir desta quarta, sobre mais de 180 países.

A China foi um dos países que foi tarifado — e com uma das maiores taxas, de 34%. Essa taxa se somou aos 20% que já eram cobrados em tarifas sobre os produtos chineses anteriormente.


 Tarifas de 104% entram em vigor na China nesta quarta-feira, dizem EUA 


A secretária de imprensa da Casa Branca, dos Estados Unidos, disse que as tarifas de 104% já entraram em vigor na China. A tarifa adicional será cobrada a partir desta quarta (9), segundo a Reuters.

O presidente americano Donald Trump havia ameaçado taxar a China em mais 50% se o país asiático não desistisse da retaliação aos EUA até as 13h da terça-feira (8).

Mais cedo, Trump postou em sua rede social que estava esperando uma ligação da China para discutir sobre as tarifas, mas isso não ocorreu.

Durante a madrugada, a China disse que não vai voltar atrás e que está pronta para seguir respondendo aos aumentos tarifários. Mesmo assim, o país considera que "em uma guerra comercial, não há vencedores".

China não recua diante de ameaças de mais tarifas de Trump e promete retaliações


A China ameaçou aumentar a retaliação contra os EUA, em resposta à ameaça do presidente Donald Trump de impor uma tarifa adicional de 50% sobre as importações chinesas.

O comunicado do Ministério do Comércio, divulgado na madrugada de terça-feira (8), pelo horário local - noite desta segunda no horário de Brasília-, afirmou que a imposição dos chamados “tarifas recíprocas” pelos EUA contra a China é “completamente infundada e representa uma típica prática unilateral de intimidação”.

A China já adotou tarifas retaliatórias e o ministério deu a entender que mais medidas poderão ser tomadas.

“As contramedidas tomadas pela China visam salvaguardar sua soberania, segurança e interesses de desenvolvimento, além de manter a ordem normal do comércio internacional. Elas são completamente legítimas”, afirmou o ministério.

“A ameaça dos EUA de escalar as tarifas contra a China é um erro sobre outro erro e expõe mais uma vez a natureza de chantagem dos EUA. A China nunca aceitará isso. Se os EUA insistirem em seguir por esse caminho, a China lutará até o fim”, finalizou.

As principais bolsas de valores asiáticas abriram em alta nesta terça-feira (8), após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, subir o tom na guerra comercial contra a China.


terça-feira, 8 de abril de 2025

 Justiça afasta vereadora que estava há três mandatos na Presidência do Legislativo de Canindé



Após Ação Civil Pública (ACP) proposta pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), a Justiça determinou o afastamento da presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Canindé, a vereadora Karlinda Coelho (Republicanos). A parlamentar estava no terceiro mandato consecutivo no cargo de presidente da Casa Legislativa, prática já considerada inconstitucional em entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), em 7 de janeiro de 2021. O Poder Judiciário também solicita a realização, no prazo de 15 dias, de nova eleição para o cargo.

Segundo a decisão judicial, até que a nova eleição ocorra, o vereador Neto Bastos (PSB), que ocupa o cargo de vice-presidente da Câmara, deve assumir o cargo de presidente interinamente.

Justiça Eleitoral cassa mandato de prefeito de Choró por compra de votos 



A Justiça Eleitoral do Ceará decidiu, nesta segunda-feira (7), cassar o mandato do prefeito eleito de Choró, Bebeto Queiroz (PSB), que está foragido desde o dia 5 de dezembro. O político é investigado pela Polícia Federal (PF) em dois processos relacionados à compra de votos durante a campanha eleitoral, além de outros crimes eleitorais.

Juntamente com Bebeto, o vice-prefeito eleito, Bruno Jucá (PRD), também teve seu mandato cassado e foi declarado inelegível por um período de oito anos. A dupla foi ainda multada em R$ 53.205.

 Primeira-dama Lia de Freitas receberá medalha Boticário Ferreira da CMFor



A primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas, será homenageada na Câmara de Fortaleza (CMFor), nesta terça-feira (8). A homenagem, que ocorre no Plenário Fausto Arruda, às 18h, vem de requerimento protocolado pelo vereador Aglaylson. Ela receberá a Medalha Boticário Ferreira. A comenda, instituída em 1981, tem como objetivo “premiar o mérito cívico do cidadão que se distingue pela notoriedade do saber, relevantes serviços prestados à coletividade e exemplo de dedicação ao serviço público”, segundo a Câmara.

Na justificativa para a homenagem a Lia, Aglaylson lembra que ela, desde 2023, é presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, programa estadual de combate à fome e à insegurança alimentar. “O programa, idealizado pelo governador Elmano de Freitas [PT], é apontado como uma das maiores políticas públicas de superação da pobreza do Brasil, por meio de suas ações emergenciais e também estruturantes, que têm impactado na vida de milhares de cearenses em extrema vulnerabilidade todos os dias”, escreveu o parlamentar.

Justiça solta integrantes de facção denunciados por decapitar mulher 



Três pessoas denunciadas por matar e decapitar uma mulher no contexto de disputa entre facções criminosas no dia 26 de novembro de 2022, no Pirambu, em Fortaleza, foram soltas pela Justiça mediante aplicação de medidas cautelares.⁠

⁠A decisão é da 2ª Vara do Júri da Comerca de Fortaleza. Francisca Glaucimara Cardoso da Silva, conhecida como Mara, Jardeline Silva e Yuri Marques Nogueira ficarão sob monitoramento eletrônico após a revogação da prisão preventiva. ⁠

⁠A denúncia do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) obtida pelo O POVO, aponta que Glaucimara, Jardeline, Yuri e Márcio Alexandre Medeiros da Silva, o último sendo uma pessoa falecida, agiram juntos para atrair Neide para o local, vistoriar o aparelho celular da vítima e decidir pela morte da mulher.⁠

⁠Conforme o documento, os criminosos também teriam imobilizado Aurileide e separado a cabeça dela do corpo. ⁠

segunda-feira, 7 de abril de 2025

Opositores de Trump protestam nos EUA e em outros países



Milhares de pessoas foram às ruas dps EUA e de outros seis países pra manifestar contra as políticas do presidente Donald Trump.

A poucos metros da Casa Branca, manifestantes seguravam cartazes com as mensagens: "Não é meu presidente!", "O fascismo chegou", "Parem o mal" e "Tirem suas mãos da nossa Seguridade Social".

Protestos foram os maiores contra o presidente republicano desde seu retorno ao poder, no final de janeiro.