Beneficiários do bolsa família desempregados podem ter passagem de transporte público gratuita
Beneficiários do Bolsa Família que perderam o emprego a partir de janeiro de 2023 e estão em busca de trabalho poderão contar com passagens gratuitas de ida e volta no transporte público. Cerca de 47 mil cearenses serão beneficiados.
A iniciativa faz parte da segunda fase do Programa VaiVem. O benefício inclui ônibus, metrô e vans públicas da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
Segundo o Governo do Estado, os trabalhadores que desejarem participar devem ter mais de 18 anos, residir na capital e na RMF e estar procurando emprego em uma cidade diferente da que moram. Por exemplo, alguém que resida em Maracanaú e esteja buscando trabalho em Fortaleza.
10 PASSAGENS POR MÊS
Cada família cadastrada no Bolsa Família poderá inscrever até duas pessoas no Programa VaiVem. O participante receberá 10 bilhetes por mês, válidos para uso em dias úteis, entre 8h e 16h, nas linhas de ônibus, metrô e topique.
O benefício será concedido por até seis meses consecutivos ou até o participante conseguir um emprego formal. Caso o trabalhador não seja contratado no período de seis meses, poderá solicitar novamente o benefício, desde que ainda atenda aos critérios do programa.
COMO SE INSCREVER?
Para solicitar o cartão VaiVem, é necessário ir a uma unidade do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) e apresentar RG, CPF, comprovante de recebimento do Bolsa Família e Carteira de Trabalho, seja física ou digital.
Durante o processo, o IDT coletará os dados biométricos, como assinatura, impressão digital e reconhecimento de voz. O andamento da solicitação pode ser acompanhado no site oficial da Arce (arce.ce.gov.br) por meio do CPF. Quando o cartão estiver pronto, a retirada acontecerá no posto do Detran escolhido no momento do cadastro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário