domingo, 21 de julho de 2024

Partidos buscam preferencialmente vices mulheres para compensar candidaturas masculinas 



A menos de 20 dias para encerrar o prazo de lançamento oficial dos candidatos, partidos em Fortaleza seguem em processo de escolha dos/das vices-prefeitos/prefeitas. Embora a maioria cogite nomes femininos para composição das chapas, contraditoriamente, esta será a primeira vez que nenhuma vai encabeçar a disputa.

O prazo para a realização de convenções partidárias inicia neste sábado (20), mas apenas três dos principais partidos ventilaram nomes para vice, como Luiza Cela (PSB) ou Gabriella Aguiar (PSD) para compor a chapa de Evandro Leitão (PT); Élcio Batista (PSDB) ainda estaria no páreo para se manter como vice de José Sarto (PDT), que vai tentar a reeleição, e Cindy Carvalho (Rede), que estaria cogitada a vice de Técio Nunes (PSOL).

As assessorias dos pré-candidatos Capitão Wagner (União Brasil) e André Fernandes (PL) informaram que também analisam possíveis vices mulheres, mas não citaram nomes.

Candidaturas de mulheres ao cargo de vice-prefeita cresceram 21% na comparação entre as eleições de 2016 e 2020, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em Fortaleza, essa é a primeira vez, em 12 anos, que nenhuma candidata vai disputar o cargo de prefeita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário