domingo, 7 de julho de 2024

 Fortaleza possui 590 semáforos que têm variação de tempo conforme fluxo de veículos


Fortaleza possui, atualmente, 590 semáforos inteligentes, o que representa 55% do total de 1.073 equipamentos que compõem a rede semafórica da Capital. Os sinais são controlados em tempo real pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), possibilitando a comunicação direta com a Central de Monitoramento do órgão, detecção de falhas e os serviços de manutenção.

Outro benefício é que os tempos desses sinais são otimizados em tempo real, variando de acordo com o fluxo veicular contabilizado pelos laços detectores instalados no asfalto. Desta maneira, as vias de maior fluxo são priorizadas, sendo atribuído maior tempo de sinal verde para elas.

Cada semáforo possui sensores, que podem ser câmeras ou laços indutivos instalados no pavimento que detectam o fluxo dos veículos no momento e repassam a informação para central da AMC. A partir desse dado do fluxo, o sistema calcula o melhor tempo de espera do sinal, diminuindo o número de paradas, defasagem e o sincronismo entre os semáforos.

Segundo a AMC, quando um sinal apaga ou fica amarelo piscando, é automaticamente enviado um sinal para a central, em tempo real, permitindo o envio de equipes o mais rápido possível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário