Jade Romero entrega mensagem do governador à Assembleia Legislativa para 2024
Sem a presença do governador Elmano de Freitas (PT), a sessão solene que abriu os trabalhos de 2024 na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) contou com a entrega, por meio da vice-governadora Jade Romero (MDB), da mensagem do Executivo estadual ao Parlamento. A cerimônia ocorreu na manhã de sexta-feira (2).
O texto foi lido pela primeira-secretária da Mesa Diretora da Alece, deputada estadual Juliana Lucena (PT), apresentando um balanço das ações realizadas em 2023 nas mais diversas áreas: segurança alimentar e proteção social, educação, energias renováveis, mobilidade, infraestrutura, economia, esporte, cultura, saúde. A mensagem também apontou algumas medidas para 2024.
A primeira área citada foi o combate à fome, com o Programa Ceará Sem Fome. “Distribuímos mais de 4,5 milhões refeições nas 1.080 Unidades Sociais Produtoras de Refeições. Neste ano, esse número será bem maior, não tenho dúvidas, uma vez que já atingimos a marca atual de 100 mil refeições distribuídas diariamente”, disse o governador na mensagem lida por Juliana Lucena.
O texto comemora que o Ceará recebeu a primeira planta de hidrogênio verde do país em 2023 e que foi assinado um pré-contrato para instalação de nova usina de hidrogênio verde e mais 12 memorandos de entendimentos com grandes players do mercado nacional e internacional, totalizando 35 documentos assinados. “São mais de 50 bilhões de dólares em investimentos e a perspectiva de gerar milhares de empregos aos cearenses.”
Em relação ao Programa VaiVem, o
governador promete incluir os desempregados no benefício neste
semestre “para que nossa população possa procurar emprego sem
precisar
gastar dinheiro com a passagem.”
Ainda em mobilidade, outro anúncio foi a conclusão do Ramal Aeroporto do VLT Parangaba-Mucuripe, que tem previsão de atender mais de 30 mil usuários por dia.
Mais uma anúncio foi a a ordem de
serviço, prevista para os próximos dias, do primeiro lote
de
duplicação da BR-116, que terá 21 quilômetros.
O governador lembrou ainda que 2024 deverá ser um ano de seca no Ceará e garante que o Estado está adotando medidas para enfrentar o problema. “Desde o ano passado, um comitê envolvendo várias secretarias se reúne semanalmente para discutir as principais ações para mitigar os efeitos de uma possível estiagem aos cearenses. Estamos atentos e faremos todos os esforços necessários para que não falte água em nenhum canto deste estado”.
Falando em saúde, outra área
prioritária da sua gestão, Elmano cita o Plano Estadual de
Redução
das Filas de Cirurgias Eletivas. “Foram 60.493 cirurgias
realizadas, diminuindo drasticamente a fila de espera por um
procedimento cirúrgico. Nossa meta é seguir no mesmo rumo em 2024
e, se possível, zerar completamente a fila.”
Ainda na saúde, ele lembra de outra promessa do seu governo nessa área: o tratamento para o câncer. “Realizamos mais de 6.300 procedimentos, entre cirurgias e tratamentos. Lançamos um Plano de Expansão da Rede Oncológica do Ceará. Em breve, todas as regiões do estado terão tratamento contra o câncer”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário