quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

 CMFor aprova repúdio à fala de Lula que compara ações de Israel ao Holocausto

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) aprovou nessa quarta-feira (21) uma moção de repúdio contra a fala do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em que comparou as ações de Israel na Faixa de Gaza, em meio à guerra contra o Hamas, ao Holocausto. A votação foi apertada, com 12 votos favoráveis e 11 contrários à proposta da vereadora Priscila Costa (PL).


Votaram a favor da nota de repúdio às declarações de Lula os seguintes vereadores: Ana Aracapé (PL); Cláudia Gomes (PSDB); Didi Maravilha (PMB); Emanuel Acrízio (PP); Germano He-Man (PMB); Inspetor Alberto (PL); Jorge Pinheiro (PSDB); Julierme Sena (União); Márcio Martins (SD); PP Cell (PSD); Pedro Matos (PL); Priscila Costa (PL).
Já os vereadores que votaram contra a medida foram: Adriana Nossa Cara (Psol); Enfermeira Ana Paula (PDT); Dr.Vicente (PT); Danilo Lopes (Avante); Eudes Bringel (PSB); Gabriel Aguiar (Psol); Júlio Brizzi (PDT); Léo Couto (PSB); Moura Taxista (PSB); Prof.ª Adriana Almeida (PT); Ronivaldo Maia (PSD).
No requerimento feito à Casa, Priscila Costa (PL) diz que a fala de Lula “posiciona o Brasil ao lado de um grupo terrorista (Hamas)” em meio a um conflito externo. “Envergonhando a nação brasileira e prejudicando laços internacionais com países democráticos, ofende diretamente a história e a cultura de Israel, devendo ser reprimido imediatamente pelo Legislativo”, diz o texto.
A matéria causou uma grande discussão entre os parlamentares, com uma parte apoiando e outra criticando a proposta. Dr. Vicente defendeu que as falas de Lula foram distorcidas.“A extrema-direita não tem nenhum discurso, fica só colocando fake news nas redes sociais. Não é justo uma criança pagar por uma guerra, um prejuízo emocional e financeiro para toda a nação que vive naquela região. Está sim acontecendo um genocídio contra o povo da Palestina. O que queremos é a paz”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário