sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

 

Sarto anuncia desconto extra para IPTU e Taxa do Lixo

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) anunciou desconto extra para quem pagar à vista o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e a Taxa do Lixo. Os boletos serão liberados para pagamentos a partir de 10 de janeiro. Até lá, os descontos devem ser anunciados oficialmente. As informações foram confirmadas pelo chefe do Executivo municipal durante entrevista à Rádio O POVO CBN, nesta quinta-feira (28).

Segundo Sarto, o contribuinte que optar por pagamento em cota única, além do desconto que vai ser dado no IPTU e na Taxa do Lixo, terá direito a um desconto adicional, além dos descontos já previstos.

O valor do desconto ainda não está definido. O prefeito explicou que a Taxa do Lixo é escalonada, por metragem do terreno, mas o foco do plano é de que, quem possua um terreno maior e opte por pagar os impostos à vista obtenha maior desconto, complementa o prefeito.

No mandato anterior, os contribuintes tiveram três possibilidades de pagamento em cota única: Com 8% de desconto pagando em 7/2; com 6% de desconto pagando em 7/3; e 4% de desconto pagando em 10/4.Nestes casos de pagamento do IPTU em cota única, os contribuintes inscritos no programa Nota Fortaleza ainda tinham acesso ao acréscimo de 1%, 1,5% e 2% de desconto (até o limite de R$ 1 mil) conforme a quantidade de pontos obtidos no programa.

Ainda houve a possibilidade de parcelamento dos valores em até 11 vezes. A opção de pagamento pode ser feita no momento do acesso para impressão do Documento de Arrecadação Municipal (DAM), pelo site da Secretaria de Finanças (Sefin) e app Sefin Digital.Detalhes sobre a cobrança de IPTU em Fortaleza. Em 2023, os donos de 813.806 imóveis foram cobrados no IPTU. Deste total, 184.164 imóveis ficaram isentos do pagamento do IPTU, o que beneficiou, principalmente, os imóveis com menor valor venal. O IPTU 2023 não sofreu nenhum reajuste na alíquota, tendo sido lançada apenas a correção do IPCA-e, no valor de 5,9%, como previsto em lei.

De acordo com entrevista ao O POVO, o prefeito garantiu que em 2024 o IPTU não deve sofrer reajuste de alíquota, sendo reajustado novamente apenas pelo IPCA-e, como manda a lei.

Sobre a arrecadação da Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos (TMRSU), a Taxa do Lixo, o prefeito afirmou que ela será destinada aos programas de reciclagem e sustentabilidade que compõem o programa Mais Fortaleza. Pelo programa, a Prefeitura de Fortaleza está investindo em ações como os Ecopontos, Re-ciclo, lixeiras subterrâneas inteligentes, ilhas ecológicas, centros de recondicionamento tecnológico e máquinas de reciclagem nos Cucas e terminais de ônibus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário