sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

 

Na política para impactar na vida daqueles que mais precisam

No encerramento dos trabalhos na Assembleia Legislativa, o presidente da casa Evandro Leitão, conversou com a imprensa sobre as perspectivas dentro do PT e foi perguntado sobre a expectativa de candidatura à prefeitura de Fortaleza.

O deputado estadual manteve a linha de apaziguador e afirmou que não está na política para conquistar espaço atropelando as pessoas, e que o espaço se dá de forma natural, através do diálogo com os partidos que dão sustentação ao projeto político.
OE. No momento em que o senhor assinou a ficha (de filiação) do PT tinha 10 presidentes de partidos. Esses partidos estão com o senhor?
Evandro Leitão. Estão com o projeto, estão conosco. Nós não podemos personificar em A, B ou C. Eu sempre digo isso, que projeto político nenhum se sustenta em cima de uma cara. O projeto político se sustenta em cima de uma identidade que possa expressar o pensamento da grande maioria das pessoas. É assim que eu acredito na política. Eu não faço política obcecado em poder, em ter cargos, em ter títulos, não! Eu faço política, primeiro, porque gosto, faço isso porque me sinto bem em poder ajudar as pessoas e, por isso, estou na política. Eu não tenho obsessão nem a cargo nem a poder. Eu não estou na política para conquistar espaço atropelando as pessoas. Isso acontece de forma muito natural, é através do diálogo com os partidos que nos dão sustentação ao nosso projeto político.

OE. Mas tem arranhão com o Cid?
Evandro Leitão. Não, de forma nenhuma. Nós podemos em algum momento pensarmos diferentes, mas de forma nenhuma sermos desrespeitosos ou termos arranhões com quem quer que seja. O pensamento divergente em uma situação pontual é natural, isso faz parte da política.
OE. Presidente, são muitas contribuições para o ­Estado, mas o senhor está animado agora também para a capital Fortaleza?
Evandro Leitão. Eu estou muito animado para trabalhar em prol da população cearense. Fortaleza é a capital do nosso estado, nós temos aproximadamente 2 milhões e 600 mil pessoas na população fortalezense. É importante no que diz respeito à conjuntura, mas eu não posso ser deputado estadual por Fortaleza, eu sou deputado estadual pelo Estado do Ceará e Fortaleza é extremamente importante.
OE. O senhor que é conhecido como um apaziguador, um homem do diálogo. No seu partido novo tem cinco pré-candidatos oficialmente, né? E o senhor está entrando no quadro com articulação de quase dois anos para que o senhor pudesse estar hoje no PT. Esse é o mesmo Evandro que atuava no PDT até agora, à frente da Assembleia? O que é que vai mudar e o que é que o senhor espera desse diálogo interno para que, caso o seu nome seja apontado e se o senhor realmente vem ­pré-candidato?
Evandro Leitão.

É importante que a gente diga que esse trabalho para eu sair do partido não tem dois anos. Eu nunca pensei em sair do meu partido. Infelizmente, diante do que aconteceu, no pós-eleição, onde os os tensionamentos, quando a gente achava que iriam arrefecer, quando a gente achava que iria acalmar, fizeram foi piorar. Nós chegamos em um ponto, em uma situação em que fica impossível a gente estar no mesmo ambiente, no mesmo espaço político com tantas agressões. Então, eu decidi sair, diante de todo um contexto, diante de toda uma conjuntura que aconteceu. O Partido dos Trabalhadores foi a opção que eu fiz. Eu já disse e vou repetir. Eu fiz, primeiro escutando as minhas lideranças, segundo escutando os meus liderados, terceiro, não nessa ordem, escutando a Deus e minha família. Por isso, repito, meu coração decidiu escolher o PT. Agradeci, como sempre irei fazer, fiquei extremamente honrado, lisonjeado com os convites que os meus colegas fizeram a minha pessoa (Cristiane Sales Leitão). Porém, até pelas minhas bandeiras que eu sempre abracei durante a minha trajetória política, os movimentos que eu participei, movimentos populares, movimentos sociais, eu escolhi o PT por entender que o PT é aquele que mais se aproxima, na realidade se confunde com minha trajetória.

OE. O PT escolheu o ­senhor pela candidatura à ­Prefeitura?
Evandro Leitão. Escolheu pelo nosso projeto. Só para finalizar, eu quero dizer o seguinte: eu não mudei absolutamente nada do meu posicionamento como pessoa, como um ser humano. Eu vou dizer uma coisa para vocês: se tem uma coisa que não me apetece é o poder. O poder pelo poder não me apetece, me apetece o poder para tentar de alguma forma impactar na vida daqueles que mais precisam. Então eu não mudei absolutamente nada, continuo a mesma pessoa. Quem me conheceu antes da presidência e está me conhecendo agora sabe que eu não mudei absolutamente nada. É a minha maneira de ser. Espero que nosso senhor Jesus Cristo possa continuar me iluminando para que o poder não suba a minha cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário