segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

 

“Decisão mais importante que eu tomei na minha trajetória política”, diz Evandro ao se filiar ao PT

O ato de filiação do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão, ao Partido dos Trabalhadores – PT, hoje (17), no hotel Oásis Atlântico, em Fortaleza, reuniu militantes, parlamentares, lideranças petistas e dirigentes de ao menos nove legendas. “A decisão mais importante que eu tomei na minha trajetória política é hoje, aqui, assinando a minha filiação ao Partido dos Trabalhadores”, disse Evandro após assinar a ficha.

O novo petista, sem citar o PDT, partido que deixou, agradeceu os convites que recebeu de outras siglas, mas reiterou que “veio do coração” a escolha pelo PT. “Depois de refletir, depois de dialogar, conversar com a minha família, com meus amigos, com as minhas lideranças, tomei uma decisão e essa decisão foi pelo Partido das Trabalhadoras, dos Trabalhadores, aqui do estado do Ceará”, enfatizou.

O presidente estadual do PT, Antônio Filho, o Conin, celebrou a chegada do novo filiado: “Já considero esse dia histórico na trajetória do PT no Estado: a filiação de um companheiro que há muito já é parceiro nesse projeto do Ceará cada vez mais forte”. “Você se soma à galeria de grandes quadros da política do Ceará que vieram para o PT. Vamos cuidar de você”, ressaltou o dirigente.

Além de lideranças e parlamentares do PT, estiveram presentes dirigentes do PV, PCdoB, Solidariedade, Podemos, Republicanos, PP, MDB, PSD, PSB, União Brasil e parlamentares filiados ao PDT. Nomes importantes do PT marcaram presença como os deputados federais José Airton e José Guimarães, líder do governo Lula (PT) na Câmara; a senadora/suplente Augusta Brito e quatro pré-candidatos à Prefeitura de Fortaleza para as eleições 2024: Artur Bruno, Guilherme Sampaio, Larissa Gaspar e Luizianne Lins.

“O PT lhe recebe com muita alegria”, discursou Guimarães. “Esta é a sua casa, por tudo que você fez pelo Ceará”, acrescentou. Na sequência, o petista disse que a sigla está reunindo “todas as lideranças progressistas” do Ceará e defendeu unidade para 2024. “Esse grupo aqui vai ter que estar unido para vencer as eleições em todas as cidades. Vamos sentar com todo mundo que constrói um Estado cada vez mais forte”, ressaltou.

“O projeto político do PT se fortalece com Evandro Leitão nas nossas fileiras”, enfatizou o governador Elmano de Freitas sobre a chegada do “companheiro Evandro” à legenda.

Já o ministro da Educação, Camilo Santana, falou que o presidente da Alece é “um grande quadro” que vai “fortalecer” o PT. “Conheço o Evandro e sei das qualidades dele, não só como homem público, mas como ser humano sensível aos problemas sociais. Isso é o que nos une”, concluiu Camilo ao destacar: “Foi um dia histórico”.

Debate sobre pré-candidatura fica para 2024

Durante o evento, Evandro e lideranças do PT evitaram falar sobre as pré-candidaturas do partido para a Prefeitura de Fortaleza em 2024, limitando-se a dizer que o debate fica para o ano que vem. “Hoje é uma festa de filiação, da democracia. Demonstração do reconhecimento dos amigos que nós temos. Pré-candidatura nós vamos discutir em um momento posterior, no momento oportuno, discutindo com as nossas lideranças”, afirmou o presidente da Alece.

“Nós vamos dialogar para construir um entendimento nesse partido”, dissse Elmano de Freitas. “Nós precisamos ter unidade no PT, com seus aliados, para que o PT possa transformar o Estado. Nós só vamos conseguir realizar o nosso sonho com todos de mãos dadas”, acrescentou.

Já Camilo disse que a discussão deve ser feita no PT, mas junto com os partidos que integram a base do governo Elmano. “Vamos ter o momento certo disso [pré-candidaturas]. Sempre digo que ninguém faz política sozinho, aprendi isso com Lula. Nós temos um conjunto de partidos hoje que estão com Elmano e Lula. Eleições ou candidaturas só devemos discutir no próximo ano”, ressaltou ao ser questionado sobre o assunto pelo O Otimista.

Presenças

Entre os nomes que prestigiaram a filiação de Evandro estavam os dirigentes Zezinho Albuquerque (PP), Eudoro Santana (PSB), Chiquinho Feitosa (Republicanos), Bismarck Maia (Podemos), Júnior Castro (Solidariedade), Fernanda Pessoa (União Brasil), Eunício Oliveira (MDB), Marcelo Silva (PV), Domingos Filho (PSD) e Luís Carlos (PCdoB), assim como o deputado federal Luiz Gastão (PSD).

Da Assembleia Legislativa estavam os deputados petistas: De Assis Diniz, Nizo Costa, Jô Farias, Fernando Santana, Juliana Lucena, Missias Dias, Júlio César Filho e Larissa Gaspar. De outros partidos: Romeu Aldigueri (PDT), Gabriella Aguiar (PSD), Manoel Duca (Republicanos) e Bruno Pedrosa (PDT) também participaram.

Da Câmara Municipal de Fortaleza, quem prestigiou o evento foram os vereadores: Professora Adriana e Vicente Pinto, ambos do PT, além de Léo Couto (PSB) e Júlio Brizzi (PDT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário