terça-feira, 7 de novembro de 2023

 

Gonzaguinha de Messejana está com 41% das obras concluídas

A Prefeitura de Fortaleza anunciou nesta segunda-feira, 06, que as obras de requalificação do Hospital Distrital Gonzaga Mota, no bairro Messejana, alcançaram os 41% de conclusão. “Eu fiquei surpreso com a evolução da construção do Gonzaguinha da Messejana”, declarou o prefeito José Sarto. Em julho deste ano, ou seja, cerca de três meses atrás, a administração do Município informou que a reforma da unidade estava cerca de 22% concluída. Ao todo, o investimento no hospital foi de R$ 29 milhões. “Essa unidade era muito antiga, há décadas servia os fortalezenses, e com a obra vamos ampliar ainda mais esse atendimento. De 85 leitos, ele passará a ter 107, com toda uma dinâmica intra-hospitalar de serviço administrativo, clínica médica, sala de parto humanizado, um número maior de UTIs neonatais, um equipamento de última geração para a população de Fortaleza”, detalhou o prefeito.


Com a ampliação, a unidade, que tinha uma área de 4.545m², passará a ter 6.300 m². De acordo com o titular da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), atualmente estão sendo feitas as instalações dos pisos e revestimentos. “A obra está indo bem, o cronograma está sendo cumprido. Estivemos aqui em julho e estávamos começando a fazer os pilares. Hoje, já temos toda a estrutura do hospital pronta […] Vamos trazer de volta para Messejana um hospital novo, não apenas consertado, para atender toda a região. Estamos trabalhando junto com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para cumprir o projeto de construção e de operação do hospital, com a instalação de gases e de equipamentos”, detalhou. A previsão oficial de entrega do Gonzaguinha é para o segundo semestre do ano que vem, porém, anteriormente, o Secretário da Infraestrutura afirmou que existe a possibilidade de que o projeto venha a ser entregue antes mesmo da data limite.

O secretário municipal da Saúde, Galeno Taumaturgo, por sua vez, explica que a obra foi necessária porque havia a necessidade de criar um novo projeto para o hospital. “Tudo o que a Prefeitura tem feito hoje revoluciona a atenção materno-infantil. Da mesma forma que entregamos o Gonzaguinha do José Walter, esse hospital também ofertará um serviço de qualidade, melhorando cada vez mais a atenção que as mulheres tanto merecem na sua maternidade”, garantiu.

É importante destacar que, em junho do ano passado, as obras do Gonzaguinha de Messejana foram alvo de protestos de diversos sindicatos de saúde do Ceará que se manifestaram contra o fechamento da unidade. Pouco mais de um ano depois, com o anúncio do avanço do projeto, o Jornal O Estado voltou a procurar representantes de entidades que expressaram novas preocupações relacionadas ao Gonzaguinha de Messejana, como a possibilidade de que houvesse um déficit de profissionais quando o hospital reabrir, uma vez que muitos foram transferidos para o Gonzaguinha do José Walter para preencher escalas. Na época, a SMS respondeu que todos os detalhes seriam esclarecidos quando o hospital fosse entregue.

Saúde em Messejana
Paralelamente, a administração municipal informou que as obras de reforma e modernização do Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira, conhecido como “Frotinha de Messejana”, já estão 95% finalizadas. Foram disponibilizados R$ 9,7 milhões para o equipamento, que terá 30% de sua capacidade cirúrgica ampliada. Atualmente, as equipes estão trabalhando na climatização dos ambientes, reforma do centro cirúrgico, laboratório, raio X, sala de gesso e bloco administrativo e na fachada do prédio. A data de entrega ainda não foi divulgada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário