sexta-feira, 20 de outubro de 2023

 

União Brasil luta para presidir Câmara e Senado no final do governo Lula

O líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (BA), informou aos demais líderes que não abre mão de sua candidatura a presidente da Casa em favor de um acordo para revezamento com o Senado no comando do Congresso.

O PSD e o Republicanos já acenaram, separadamente, que cada um dos dois partidos se dispõe a apoiar o candidato do União Brasil a presidente do Senado, Davi Alcolumbre (AP), em troca do apoio a um nome dessas legendas para presidir a Câmara.

O Republicanos tem como pré-candidato o presidente nacional do partido, deputado Marcos Pereira (SP), e o PSD, o deputado Antonio Brito (BA)

Elmar é o nome da preferência do atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Ele argumenta que as campanhas para os comandos da Câmara e do Senado não estão interligadas. O deputado diz que já detém apoio suficiente entre os líderes partidários para suceder a Arthur Lira (PP-AL).

O líder também argumenta que seu colega de partido Alcolumbre tem "todas as condições" de se eleger para o comando do Senado independentemente de um acordo envolvendo a Câmara

De fato, Alcolumbre, que já presidiu o Senado, foi o principal cabo eleitoral para a vitória de seu sucessor, o atual presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ele comandou a distribuição de verbas do orçamento secreto e, com isso, garantiu eleitores nos outros partidos. Também conta com o apoio explícito de Rodrigo Pacheco.

Elmar e Alcolumbre são considerados hoje os nomes mais fortes para presidir a Câmara e o Senado

O problema é que, se ambos conseguirem se eleger, o União Brasil terá o comando total do Congresso nos dois últimos anos do governo do petista Luiz Inácio Lula da Silva.

As especulações em torno do assunto correm soltas no PT. Há grupos no partido que avaliam não poder se contrapor a um nome escolhido por Lira. Mas é forte a corrente que diz ser impossível aceitar o União Brasil no comando das duas Casas do Congresso nos últimos dois anos de mandato de Lula

Nenhum comentário:

Postar um comentário