quarta-feira, 18 de outubro de 2023

 

Audiência nesta quarta-feira debate convocação de aprovados em concurso do Metrofor

A Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público da Assembleia Legislativa realiza audiência pública, nesta quarta-feira (18/10), a partir das 14h, para tratar do cronograma e da convocação dos candidatos aprovados no concurso público de provas para contratação de empregados públicos da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (CCTM/Metrofor). O debate acontece no Complexo de Comissões Técnicas da Casa e atende a requerimento do deputado Antônio Henrique (PDT).

Para o parlamentar, a realização de uma audiência sobre o tema é uma demanda antiga dos candidatos, que cobram respostas sobre a convocação. “A prova aconteceu em agosto de 2022 e a homologação do resultado em dezembro, anunciando 148 vagas para contratação imediata e 667 para o cadastro de reserva. Todo o trâmite aconteceu e até agora nenhum aprovado foi chamado”, salienta Antônio Henrique.

Estão convidados para participar da audiência representantes da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag), do Metrofor, da Casa Civil do Estado, da Secretaria da Infraestrutura, da Secretaria do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho no Ceará, entre outras entidades.

A primeira edição do projeto Vem pra Alece deve movimentar a Assembleia Legislativa do Ceará no próximo domingo (22/10), a partir das 7h, na sede do Parlamento e seu entorno. Entre as diversas atividades que compõem o evento está o aulão do programa Alcance Enem, com o tema “Constituição – Estado e Democracia”, e a Feira de Artesanato e Empreendedorismo, iniciativa do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC). 

A coordenadora-geral do programa Alcance Enem, deputada Jô Farias (PT), avalia que o Vem pra Alece é mais uma oportunidade de aproximar a população cearense do Parlamento, conhecendo os serviços e ações da Casa. Segundo ela, o Alcance está empenhado em fazer uma grande aula para os estudantes que estão se preparando para o Enem.

“Estamos convidando e mobilizando os alunos a virem, fazendo algo bem animado para eles. Sabemos que eles tiveram contato com o conteúdo o ano inteiro, mas sempre dá um nervosismo. Com esse aulão, além das informações que vão receber, queremos deixar a cabeça deles mais leve e descontraída, para terem a condição de fazer uma boa prova”, afirma a parlamentar.

De acordo com o coordenador pedagógico do Alcance, professor Evaldo Lima, o aulão deste domingo deverá contar com aula do professor Artur Bruno, falando sobre geografia, geopolítica, cenário contemporâneo e sobre o que acontecia no mundo em 1988, como as transformações na Europa Oriental e “a redescoberta da sociedade civil organizada no Brasil a partir da Constituição”. A ação terá ainda aula com o tema “A Matemática e a Cidadania”.

“O professor vai colocar como se elegem os deputados federais, as representações dos estados no Congresso Federal, as estruturas físicas que representam o povo e o Pacto Federativo e várias questões com que a matemática pode dialogar. Teremos ainda diversas aulas, com quatro professores no palco do Alcance, discutindo a sociedade brasileira, a partir do referencial da Constituição”, explicou o coordenador em entrevista à TV Assembleia.

O professor destaca também que a aula ressalta duas importantes efemérides celebradas este ano: 35 anos da Constituição Federal de 1988 e 34 anos da Constituição Estadual, promulgada no Plenário 13 de Maio, em 1989.

A expectativa, segundo Evaldo Lima, é de que cerca de 600 estudantes de Fortaleza e de municípios da Região Metropolitana que contam com núcleos do Alcance Enem participem do aulão. 

FEIRA DE ARTESANATO E EMPREENDEDORISMO

O Vem pra Alece também contará com uma Feira de Artesanato e Empreendedorismo, uma iniciativa do Movimento de Mulheres do Legislativo Cearense com a Célula de Fomento à Cidadania e ao Empreendedorismo, do Comitê de Responsabilidade Social da Casa. A coordenadora do MMLC, Juliana Holanda, afirmou, em entrevista ao jornal Primeiro Expediente da TV Assembleia, que a feira terá a participação de “mais de 40 artesãs cearenses e busca fomentar ainda mais a categoria dos artesãos, sobretudo no Ceará, onde o setor tem uma grande importância”.

Segundo Juliana Holanda, a feira de artesanato acontecerá na rua Barbosa de Freitas, que estará fechada para veículos durante o evento. “Não é só uma exposição. As pessoas poderão comprar os produtos produzidos por essas artesãs”, disse. 

SERVIÇO

Onde: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e entorno.

Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2.807, Dionísio Torres, Fortaleza/CE (entrada pela rua Barbosa de Freitas, próximo à esquina com a avenida Pontes Vieira).

Quando: domingo (22/10), a partir das 7h.

Confira outras notícias sobre o projeto na página especial do evento clicando neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário