O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), e sete ministros visitam, neste domingo (10), cidades do Rio Grande do Sul afetadas por um ciclone extratropical na última segunda-feira (7). Até agora, 43 mortes foram confirmadas no Estado por conta do fenômeno natural. Há ainda registros de mais de 3 mil desabrigados e mais de 8 mil desalojados em 87 municípios.
O chefe do Executivo nacional e sua comitiva visitam as cidades de Roca Sales e Arroio do Meio. Eles são acompanhados pelo governador Eduardo Leite (PSDB) e por prefeitos da região. A expectativa é de que Alckmin anuncie medidas para conter os dados provocados pelo ciclone.
Um dos anúncios esperados é a inclusão de R$ 14,9 bilhões para a prevenção a desastres naturais no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os recursos estarão disponíveis ano a ano, de 2023 a 2026.
Os investimentos para prevenção incluem, por exemplo, barragens de contenção, drenagem e canais para ampliar o escoamento e o fluxo das águas, além de obras de saneamento ambiental e sistemas de alertas.
RECURSOS PARA AJUDA HUMANITÁRIA
O Governo Federal, por meio do Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, também já anunciou um repasse de R$ 239 milhões para assistência das vítimas.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário