terça-feira, 5 de setembro de 2023

Afroempreendedorismo no Ceará será fortalecido por meio de cooperação entre Governo do Estado e Sebrae



Impulsionar a geração de renda e apoiar os negócios da população negra e dos povos de comunidades tradicionais. Esse é o objetivo da cooperação firmada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Igualdade Racial (Seir), e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae), na tarde desta segunda-feira (4), no Palácio da Abolição, com a presença do governador Elmano de Freitas, da titular da Seir, Zelma Madeira; do secretário do Trabalho, Vladyson Viana; do superintendente do Sebrae-CE, Joaquim Cartaxo; e outras autoridades.

Para isso, serão fortalecidas ações na área das políticas públicas, com trabalho conjunto das Secretarias da Igualdade Racial e do Trabalho, bem como incentivo da iniciativa privada e apoio da sociedade civil para as atividades desses grupos.

Para o governador, a medida é um avanço para a superação do racismo e promoção da igualdade racial no Ceará. “Existe uma injustiça histórica construída no País que devemos agir contra. Nós podemos colaborar para as pessoas melhorarem de renda e de vida. Mas também temos outras dimensões, como a demarcação das terras quilombolas no Ceará, para dar paz e segurança jurídica a essas famílias. É muito importante”, afirmou Elmano de Freitas, defendendo a construção de uma educação antirracista nas escolas.

A parceria entre Seir e Sebrae disponibilizará estrutura para desenvolvimento de projetos, promoção de oficinas para empreendedores negros(as) e povos de comunidades tradicionais (quilombolas, ciganos e povos de terreiro). O objetivo é prepará-los para as dinâmicas de mercado e acesso ao crédito, bem como instruções para a captação de recursos para os empreendimentos. A Seir fará ainda o mapeamento de empreendedores/as.

Empregabilidade
Para avançar também no acesso ao mercado de trabalho, as Secretarias da Igualdade Racial e do Trabalho firmaram, na oportunidade, um compromisso para assegurar empregabilidade formal e diversidade nas organizações. As estratégias são:

– Promover oportunidades no mercado de trabalho e empreendedorismo por meio do reconhecimento dos projetos coletivos e individuais;
– Implantação de uma plataforma para cadastro específico do perfil desses trabalhadores, como estratégia de inserção destes ao trabalho e geração de renda;
– Criação de banco de dados para raça/cor/etnia, com critérios de autodeclaração dos/as trabalhadores/as usuários/as dos serviços do IDT/Sine;
– Criação de reservas de vagas para pessoas negras e PCT´s nos processos de formação para o trabalho, bem como nos processos de distribuição de créditos e de fomento ao empreendedorismo;
– Realização de formações sobre as relações étnico-raciais e o racismo diretamente com empresas/empregadores.

O secretário do Trabalho, Vladyson Viana, falou sobre a importância de aprimorar as políticas públicas para garantir trabalho e renda com justiça social e racial.

Fonte: Governo do Estado do Ceará


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário