Presidente do PDT Fortaleza, Roberto Cláudio falou, nesta quarta-feira (30), a respeito da saída do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, do partido. Segundo ele, há um "teatro montado" para o desembarque. "É de muito mau gosto e subestima a inteligência do nosso povo", acrescentou.
Evandro Leitão anunciou a desfiliação do PDT nesta terça-feira (29), após o diretório estadual do partido, sob comando temporário do senador Cid Gomes (PDT), conceder a carta de anuência a ele na última sexta-feira (25). O deputado rebateu a fala de Roberto Cláudio, pouco tempo após a publicação, dizendo lamentar o tom do discurso do ex-aliado.
Apesar da permissão do PDT Ceará, o mandato de Evandro como deputado estadual deve ser questionado judicialmente caso ele formalize a desfiliação, segundo informaram os dirigentes nacionais da legenda. Na terça, conforme informou o colunista Inácio Aguiar, a Justiça negou pedido feito pelo presidente nacional do PDT, André Figueiredo, para anular a carta de anuência concedida pelo diretório estadual.
Ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio criticou a movimentação de Evandro Leitão para sair do partido. "Quem acha que o 'poder' pode e consegue tudo, inclusive convencer o povo, por mais surreal que seja a narrativa, muitas vezes 'quebra a cara'!", escreveu.
Roberto Cláudio e Evandro Leitão faziam parte de grupos divergentes desde a pré-campanha eleitoral de 2022. Um dos pré-candidatos do PDT ao Governo do Ceará, Leitão retirou a postulação para apoiar a então governadora Izolda Cela (sem partido), que pleiteava a candidatura à reeleição.
Contudo, ela acabou derrotada na disputa interna do PDT, quando Roberto Cláudio foi escolhido como candidato do partido ao Palácio da Abolição — o que levou a ruptura entre PDT e PT e, na sequência, à candidatura de Elmano de Freitas (PT), que acabou vitoriosa ainda no primeiro turno da eleição.
"Desde o ano passado que vem essa perseguição. Começou na época da campanha, onde eu - pode pegar na minha prestação de contas -, não recebi um único centavo por parte do partido. E agora, a Executiva Nacional, pegando a informação que você está me passando, disse que vai judicializar. Eu lamento essa perseguição, lamento essa falta de respeito para com a decisão do diretório estadual e agora vamos discutir isso nas esferas que assim caiba".
EVANDRO LEITÃO
Presidente da Assembleia
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário