quinta-feira, 6 de julho de 2023

'Governador interferir nisso só piora o problema', diz Elmano sobre crise do PDT


O governador Elmano de Freitas (PT) evitou, mais uma vez, falar sobre a crise interna pela qual passa o PDT Ceará. Ele está, nesta quarta-feira (5), em Brasília para uma reunião com a bancada cearense no Congresso Nacional. O impasse sobre a presidência da sigla no Estado coloca em lados antagônicos dois lados que têm posicionamentos contrários exatamente sobre a gestão estadual. 

Enquanto o atual presidente estadual, deputado André Figueiredo (PDT) - apoiado pelo ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e pelo ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) - defende que o partido seja oposição ao Governo; o senador Cid Gomes (PDT) defende a retomada da aliança entre PT e PDT no Ceará e garante ser esse o "sentimento majoritário" dentro do partido.

"Não me cabe como governador estar entrando ou querendo ter algum tipo de atuação em um partido que eu não integro. Quem tem que apaziguar o conflito são aqueles que dirigem o partido. (...) Se eles que são do partido, até agora não conseguiram, eu acho que um governador querer interferir nisso só piora o problema".
ELMANO DE FREITAS (PT)
Governador do Ceará

Ele disse ainda que, como governador, ele tem que entender e respeitar a dinâmica de cada partido que integra a base aliada da gestão estadual. "Eu tenho uma convicção muito grande de que, como governador filiado a um outro partido, não devo nem nenhuma interferência em uma disputa interna de um partido que é da base aliada, com posições divergentes", disse.

Atualmente, a ampla maioria dos deputados estaduais do PDT são aliados do Palácio da Abolição, incluindo o líder do Governo na Assembleia, Romeu Aldigueri (PDT). O mesmo se repete na bancada cearense do PDT na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. 

Apesar de querer permanecer distante da crise interna do PDT, o nome do governador Elmano de Freitas foi citado pelo presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, que está licenciado desde que assumiu o Ministério da Previdência. 

"Semana que vem vou procurar o Camilo, que é um dileto e fraterno amigo, junto com o Cid, depois vamos procurar também o Elmano. Nessas horas, quando as coisas estão mais acirradas, é o momento de encontrar a unidade partidária, minha tarefa é buscar essa unidade", disse Lupi,após encontro com comissão de cidistas em um hotel na Capital no dia 26 de junho.  

Fonte: Diário do Nordeste


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário