O governador Elmano de Freitas participou, na manhã desta terça-feira (26), em Brasília, de reunião com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Durante o encontro, que contou com a participação de diversos ministros e também governadores do Consórcio Nordeste, Elmano de Freitas disse estar convicto de que se estabeleceria um importante espaço de soma de esforços e de ação coordenada, de todos os governos estaduais do Nordeste, com o Governo Federal.
“Estamos em sintonia das ações que vamos realizar, seja na transposição do Rio São Francisco, na Transnordestina, ou naquilo que diz respeito ao grande desafio do país, que é aproveitar a mudança da matriz energética, da economia do mundo. O Brasil pode ser um grande fornecedor de energia renovável e fazer uma nova planta industrial do país”, avaliou.
Elmano de Freitas afirmou que o Nordeste pode contribuir com o Brasil, para uma industrialização nova e moderna, com base em matriz energética renovável e defendeu a necessidade de regulamentação urgente do hidrogênio verde e energia eólica offshore. “Também precisamos garantir na reforma tributária o tratamento diferenciado para a energia renovável e hidrogênio verde, com garantia de crédito, seja no BNDES ou Banco do Nordeste, além de outros esforços do Governo Federal para que tenhamos condições de competitividade”.
Infraestrutura
Durante a reunião, o governador Elmano de Freitas reforçou junto ao Governo Federal a importância de dar continuidade a obras de infraestrutura no Ceará. “Solicitamos obras de infraestrutura que o presidente Lula deve anunciar agora em agosto. Estamos aguardando as decisões do que o Governo Federal entenda ter a capacidade fiscal para investir. A parte do Anel Viário nós já tratamos com o Governo Federal e vamos assinar um convênio com o Ministério das Cidades e o Estado do Ceará fará o término da obra.
Aguardamos o remanejamento orçamentário do Ministério dos Transportes para o Ministério das Cidades, o que só poderia ser realizado em agosto. Esse remanejamento permitirá a assinatura do convênio. Faremos a licitação e retomaremos com toda força para garantir que (a obra) seja concluída o mais breve possível”.
Outros pedidos, conforme o governador, dizem respeito à duplicação da BR-116; eixão das águas; conclusão do Lago de Fronteiras, com reservatório hídrico; construção de novo reservatório, que é o açude Lontras, e término do Cinturão das Águas. “São solicitações que fizemos ao Governo e aguardamos com muita esperança que teremos sinalização positiva para obras decisivas como é, por exemplo, a Transnordestina para o Ceará e para o Pernambuco”.
Fonte: Governo do Estado do Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário