Sob o comando do empresário Chiquinho Feitosa, o partido Republicanos tenta aumentar o protagonismo na base do Governo Elmano de Freitas (PT) e busca prefeitos para fortalecer candidaturas em 2024. Nesta sexta-feira (19), a agremiação realizou evento de filiação partidária para atrair novos quadros que possam ser potenciais candidatos.
Com apenas duas prefeituras conquistadas por representantes da legenda em 2020, Aratuba e Paraipaba, o partido conseguiu novos quadros, segundo dados da agremiação. Com isso, Chiquinho retira quadros do MDB, PSB e PP para aumentar a representatividade da sigla nos municípios cearenses.
As movimentações são apoiadas pelo grupo governista, conforme reforçou o empresário em seu discurso. O evento, inclusive, teve vários acenos ao governador Elmano e ao ministro da Educação, Camilo Santana (PT), uma das principais lideranças políticas do Estado.
Nomes importantes do cenário político nacional também estiveram no evento. Entre eles, o ex-presidente da Câmara dos Deputados e ex-deputado federal, Rodrigo Maia, que está sem partido, e o presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira. Do cenário local, participaram lideranças, parlamenatares e prefeitos do PT, PDT, MDB, PSDB e Cidadania.
O ministro Camilo Santana não participou do evento, mas mandou recado por vídeo.
FILIAÇÕES
Agora, segundo a assessoria do Republicanos Ceará, os seguintes prefeitos pertencem à legenda:
Júnior do Titico, de Ipueiras;
Orlando Filho, de Mombaça;
Dra. Lígia Protásio (interina), de Santa Quitéria;
Telvânia Braz, de Paramoti;
Joerly Rodrigues, de Aratuba;
Ariana Aquino, de Paraipaba.
Os prefeitos de Aratuba e Paraibapa foram os únicos eleitos pela legenda em 2020. Já Júnior do Titico, de Ipueiras, foi eleito pelo MDB na última eleição municipal, mas migrou para o PSB em 2022 após divergências internas. Agora, o gestor, que está no primeiro mandato, se filia ao Republicanos de olho na reeleição em 2024. A informação foi confirmada pelo próprio prefeito.
ACENOS POLÍTICOS
Durante o evento desta sexta, o governador Elmano também reforçou o compromisso de Chiquinho com o seu grupo político. Na ocasião, ele lembrou que Chiquinho Feitosa foi destituído da federação PSDB-Cidadania no ano passado porque defendia que as siglas apoiassem a candidatura de Elmano. Sem êxito, ele foi para o Republicanos neste ano, onde conseguiu a presidência do diretório estadual para continuar no grupo aliado do Governo.
Durante o evento, Chiquinho Feitosa também fez acenos para o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT). Defendido como pretenso candidato à Prefeitura de Fortaleza por parte do grupo aliado do governador, uma possível desfiliação do pedetista tem sido ventilada para poder integrar quadros do PT ou Republicanos para concorrer a eleição de 2024. A medida, todavia, não é tão simples e precisa de anuência do PDT.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário