O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), criticou a "pouca interlocução" com o Governo Elmano de Freitas (PT) nestes 100 primeiros dias de gestão. Ainda não houve um convite, segundo Sarto, para "bater um papo com o governador". "Ainda não mostrou a que veio", avaliou ele.
Ele citou medidas econômicas adotadas pelo governador – como o reajuste da alíquota do ICMS – e também o aumento do número de secretarias e instituições na estrutura do Governo do Estado e disse estar "preocupado" com a economia do Estado.
"Alterar imposto, alterar uma série de coisas, cria uma ambiência pouco saudável para quem quer vir pro Nordeste, vir pro Ceará e colocar o seu negócio aqui", reforça.
O governador Elmano de Freitas rebateu as críticas e disse que não irá "perder tempo com futricas políticas". "Seria bom descer do palanque, pensar menos na reeleição e mais na cidade. Estou à disposição para trabalhar junto", alfinetou o petista.
Sobre a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – que também completa 100 dias nesta segunda-feira (10) –, o prefeito considera que o governo "ainda está perdido".
O prefeito esteve, nesta segunda-feira, no Sistema Verdes Mares, em entrevista ao podcast Que Nem Tu, que vai ao ar na quinta-feira (13), no YouTube do Diário do Nordeste.
Indagado sobre se essa dificuldade de diálogo poderia ser resultado do racha entre PT e PDT nas eleições de 2022, o prefeito disse que "cabe ao vencedor ser mais generoso".
No ano passado, a escolha do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), como candidato do PDT ao Governo do Ceará, levou o PT a deixar a aliança mantida desde o Governo Cid Gomes e lançar a candidatura de Elmano de Freitas – que acabou vitoriosa ainda no 1º turno das eleições.
"Espero que isso não atrapalhe, mas falta mais diálogo, com certeza", disse sobre a ruptura entre os partidos ainda na pré-campanha eleitoral.
"ACERTAR O TOM"
Sobre o Governo Lula, Sarto avaliou que a gestão ainda está "perdida". "O governo ainda não botou nenhuma matéria para ser discutida detalhadamente no Congresso", disse.
Ele criticou as divergências existentes dentro do governo federal, principalmente no que tange a política econômica.
IDA A BRASÍLIA
O prefeito José Sarto irá novamente a Brasília nesta segunda-feira. Ele deve se reunir com ministros de Estado e com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
Fonte: G1/Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário