Neste mês de abril, a vice-governadora do Ceará, Jade Romero (MDB), assumiu pela primeira vez a gestão, durante a viagem de Elmano de Freitas (PT) à China. Ela é a segunda mulher na história do Ceará eleita vice-governadora e a terceira a assumir interinamente o Poder Executivo. Os cinco dias de Jade como governadora em exercício tiveram seus destaques, como encontro estratégico com deputadas, e desafios, era ela a gestora quando uma escola pública no interior do Estado registrou um triste episódio de violência em sala de aula. E qual reflexão a própria vice-governadora faz do período? Vem comigo nessa leitura que todos esses pontos estão costurados a seguir.
Aos 101 dias do atual Governo do Ceará, a vice-governadora Jade Romero, do MDB, assumiu interinamente a gestão, entre os dias 11 e 15 de abril. O período desde a posse é menor do que tempo que levou a ex-governadora Izolda Cela (à época no PDT, hoje sem partido) pela primeira vez à cadeira do então governador Camilo Santana (PT), em 2015. Primeira mulher vice-governadora, Izolda tornou-se também a primeira no comando do Estado apenas em 14 de agosto de 2015.
ENCONTROS COM LÍDERES DE PODERES
Os dias de Jade no Executivo foram simbólicos também pelo diálogo com outros poderes. Ela recebeu o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT) no Palácio da Abolição: "O diálogo com os Poderes é fundamental para o desenvolvimento do nosso estado", escreveu Jade sobre o encontro nas redes sociais. E esteve ainda com o presidente do Poder Judiciário, o desembargador Abelardo Benevides Moraes: "Nosso diálogo com os demais Poderes em busca de melhorar a vida dos cearenses segue acontecendo", pontuou a governadora em exercício.
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES
O que não poderia ficar de fora e ocupou diferentes agendas da governadora em exercício nesses cinco dias foram as estratégias de avanço em políticas públicas para mulheres. Jade é também secretária de Mulheres, pasta inédita criada no atual governo.
“Nesta manhã, me reuni com a secretária de Planejamento e Gestão, Sandra Machado; com o presidente do Ipece, Alfredo Pessoa; e sua equipe. Na ocasião, foram apresentados os indicadores sobre as condições de mercado de trabalho e saúde da mulher cearense. É conhecendo o perfil das nossas mulheres que implantaremos as políticas públicas ideais para elas”, escreveu Jade nas redes, no segundo dia de gestão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário