Com mais de um ano para o início da campanha eleitoral, a disputa pela Prefeitura de Maracanaú começa a se desenhar, com três pré-candidaturas já apresentadas para 2024. No terceiro mandato à frente da Prefeitura, Roberto Pessoa (União) reforçou a intenção de tentar a reeleição, enquanto os deputados estaduais Júlio César Filho (PT) e Lucinildo Frota (PMN) anunciaram pré-candidaturas de oposição ao atual gestor municipal. O número de pré-candidatos pode, inclusive, aumentar.
A aposta dos adversários políticos da atual gestão é no desgaste do grupo político comandado por Pessoa – que, em dezembro de 2024, completará 20 anos no comando do município. O atual prefeito, por outro lado, diz confiar no potencial eleitoral próprio e de aliados – inclusive, com a eleição da filha, Fernanda Pessoa (União), como deputada federal, e de Firmo Camurça (União), ex-prefeito, como estadual em outubro do ano passado.
Contudo, com a próxima eleição municipal agendada apenas para outubro de 2024, muitos fatores ainda podem influenciar. Dentre eles, a própria relação entre o governo de Elmano de Freitas (PT) com os pré-candidatos – além da avaliação da gestão estadual, que estará em seu segundo ano, e da gestão federal.
Os diálogos entre partidos para formar alianças também devem ser relevantes para tornar as chapas competitivas, principalmente levando em conta que a disputa eleitoral em Maracanaú tem apenas um turno – o que faz com que os pré-candidatos da oposição não descartem unir forças para tentar derrotar o atual gestor.
DUAS DÉCADAS NA PREFEITURA
Roberto Pessoa foi eleito prefeito de Maracanaú pela primeira vez em 2004. Reeleito, ficou no cargo até 2012, quando elegeu o sucessor Firmo Camurça – que seria reeleito em 2016. Com o fim dos oito anos de gestão do aliado, Pessoa voltou ao comando da Prefeitura com 66,23% dos votos na eleição de 2020.
Em entrevista, Roberto Pessoa indicou a intenção de se candidatar ao quarto mandato em 2024. "Se eu tiver condições e se o partido me aceitar, eu vou ser candidato à minha reeleição", garantiu.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário