A sessão da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) desta quarta-feira (1°) foi monotemática: críticas às falas do senador Cid Gomes (PDT) sobre a gestão do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT). Pelo menos oito vereadores, inclusive do próprio PDT, usaram tempo de discurso para fazer ataques a Cid, questionando desde a relação do ex-governador com a Capital à saúde e vitalidade dele.
O principal motivador foi uma frase do senador, em entrevista ao podcast As Cunhãs, divulgado na terça-feira (28), na qual diz que as ações de Sarto em Fortaleza não poder "ficar na Aldeota". Na fala, o senador faz menção à necessidade de um viaduto na região da Avenida José Bastos, como exemplo.
"Ele tem que trabalhar e aparecer que está trabalhando. Ele tem que ser flagrado cinco horas da manhã no cruzamento da José Bastos", disse Cid.
Ainda na terça-feira, sem fazer menção ao senador, o prefeito usou as redes sociais para fazer um balanço da gestão. "Em pouco mais de dois anos, já ultrapassamos 60% das metas do nosso Plano de Governo. Estamos trabalhando forte para reverter a histórica desigualdade social em Fortaleza", escreveu Sarto, listando ações principalmente em áreas da periferia.
"Exponho isso, porque meu dever é debater e resolver os problemas a partir de fatos e a partir das demandas da população, com muito trabalho sério. São premissas que devem reger a atuação de todo homem público. O resto é só mera politização", concluiu.
DE ALIADOS A ADVERSÁRIOS
"A gente não entendeu a fala do senador Cid Gomes quando ele diz que o investimento é na Aldeota. Fortaleza se tornou uma grande Aldeota, não existe mais a periferia e a Aldeota. Fortaleza é só Aldeota. O senador falar da José Bastos? Quantas vezes o vereador (cita nomes) já viu o senador na José Bastos, no Conjunto Palmeiras?", disse o vereador Lúcio Bruno (PDT), que foi secretário na gestão de Roberto Cláudio (PDT) na Capital.
Lúcio Bruno chega a dizer que Cid está com "dor na consciência". "Já que está tão sensibilizado com o povo de Fortaleza, mande dinheiro para o seu governador (em referência a Elmano de Freitas, do PT) construir o Acquario".
DEFESA DE CID
Dois parlamentares do PDT ainda saíram em defesa de Cid. A vereadora Enfermeira Ana Paula, ainda no começo da discussão, fez referência à ida à Brasília na terça, na qual esteve acompanhada do senador.
"Não tenho palavras para agradecer ao senador Cid Gomes pela destreza, pela habilidade, pela parceria e pelo compromisso que teve conosco ao abrir todas as portas possíveis para a enfermagem cearense e brasileira", pontuou.
Já o vereador Júlio Brizzi lamentou a sequência de críticas. "Me deixa triste, porque o momento é de ter maturidade, de ter responsabilidade", disse.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário