O governador Elmano de Freitas (PT) nomeou oficialmente, nesta segunda-feira (2), 18 secretários que irão compor a nova gestão do Governo do Ceará. Os atos de nomeação dos novatos e de recondução dos veteranos foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda, o primeiro do petista como chefe do Executivo estadual.
Outros 14 nomes, anunciados no último domingo (1º), na posse do mandatário, aguardam que o Executivo envie a proposta de reforma administrativa para o Legislativo e os parlamentares aprovem. Só então a equipe do primeiro escalão do Governo Elmano estará completa.
INCERTEZA
Pouco mais de 24 horas após o petista assumir o Estado, aliados ainda vivem incerteza sobre quando a nomeação completa irá ocorrer. O próprio secretário que irá assumir as Articulações Políticas, Waldemir Catanho (PT), não foi nomeado oficialmente e disse, no último domingo, que ainda deve conversar com o governador sobre a reforma.
Nos bastidores, a expectativa dos deputados estaduais é de que o governador envie o projeto de reforma administrativa só na segunda quinzena de janeiro, com possibilidade de a proposta ser votada em fevereiro.
Até lá, o “desenho” do Executivo estadual segue o mesmo dos Governos Camilo Santana (PT) e Izolda Cela (sem partido). Nesta segunda-feira, foram nomeados titulares de pastas que já existem no organograma do Estado.
Entre os ausentes, há duas situações: secretários anunciados para pastas que ainda não existem e aqueles nomes que atualmente ocupam cadeiras no Legislativo estadual e federal.
As titulares das secretarias de Mulheres, de Direitos Humanos e de Cidadania e Diversidade só poderão assumir oficialmente suas funções depois que a atual Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) for oficialmente desmembrada. Até agora, a única a tomar posse na pasta foi Onélia Santana.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário