quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Na Presidência da Câmara, Gardel Rolim terá desafios e pode ser estratégico para o PDT na Capital


Líder do governo José Sarto (PDT) na Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Gardel Rolim (PDT) deverá ser eleito na sessão desta quinta-feira (1º) como novo presidente da Casa. A candidatura se tornou consensual. Não haverá disputa pelo comando, que acabou ficando mesmo com o PDT, que detém a maior bancada do Legislativo Municipal. 

Apesar de a eleição ocorrer nesta quinta, Gardel só assume o comando do Legislativo no próximo dia 1º de janeiro, em substituição a Antônio Henrique, também do PDT, que foi eleito deputado estadual na última eleição e deixará a Câmara para ir à Assembleia Legislativa. Henrique, por sinal, foi um dos fiadores do nome de Gardel.

O PDT enfrenta uma crise interna após o rompimento da aliança com o PT, que resultou na derrota de Roberto Cláudio na disputa pelo governo do Estado. O embate deixou sequelas que atingem até a Capital, embora os dois partidos já não sejam aliados em Fortaleza desde 2012. 

A nova correlação de forças está a exigir perícia das lideranças que trabalham por uma reaproximação, mesmo todos admitindo que ainda há resistências. 

Nos bastidores, parlamentares consideram que o papel do novo presidente da Casa será central no processo de recomposição da base parlamentar aliada de Sarto, ainda flutuante após os últimos acontecimentos políticos.

O racha entre PT e PDT deixou respingos inclusive na relação com outros partidos como PSD, PSB e PP.

Fonte: Diário do Nordeste


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário