A Prefeitura de Fortaleza já concluiu 64% das ações previstas pelo Plano de Governo da gestão do prefeito José Sarto. O detalhamento das ações foi apresentado durante reunião do secretariado municipal, realizada no Cuca Mondubim nesta quinta-feira (22/12).
Entre as principais realizações da primeira metade de seu mandato, Sarto destacou ações na educação, saúde e urbanismo e meio ambiente.
"Nós somos a Capital que já tem 66% dos seus alunos matriculados na modalidade de ensino integral, isso representa o primeiro lugar percentual no Brasil e o segundo em valores nominais, são mais de 132 mil crianças. Foram entregues 23 Centros de Educação Infantil e quatro Escolas de Tempo Integral nestes dois anos", afirmou o prefeito.
"Já entregamos o Hospital Gonzaguinha do José Walter e iniciamos as obras da nova unidade em Messejana. Também entregamos diversas requalificações de postos de saúde. Terminamos, ainda nesta primeira metade da gestão, três terminais de ônibus, entre eles o Terminal da Praça do Sagrado Coração de Jesus. Entregamos também o Cuca Pici. Além disso, no ano que vem, iniciaremos a implantação de 30 microparques e iremos ainda ampliar o modal cicloviário", concluiu Sarto.
Na área da educação, em 2021 e 2022 foram entregues 23 novos Centros de Educação Infantil (CEIs), dos quais 12 no atual ano, todos com berçário e Sala de Tecnologias e Inovação, totalizando 3.924 vagas. Também foram construídas quatro novas Escolas em Tempo Integral (ETI). Houve, ainda, valorização dos profissionais da educação com o cumprimento do plano de cargos e carreira, aumento salarial de 33,24%, oferta de mil vagas de mestrado e doutorado e realização de concurso para a contratação de 2 mil professores efetivos para a Rede Municipal de Ensino.
"As políticas públicas de educação têm se intensificado com o prefeito Sarto de forma mais séria. Uma novidade nessa gestão são os berçário nos CEIs, atendendo crianças a partir de seis meses de idade. Também instalamos Salas de Inovação em todas as novas unidades. São fatores como estes que fazem Fortaleza ser uma das cidades que mais avançam em educação básica", defendeu Dalila Saldanha, titular da Secretaria Municipal da Educação (SME).
Fonte: Prefeitura de Fortaleza
Nenhum comentário:
Postar um comentário