O senador eleito Camilo Santana (PT), que faz parte da equipe de transição na área de Desenvolvimento Regional, quer que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) seja enxugada no novo Governo Lula. A informação é do jornal O Globo desta sexta-feira (2).
O petista critica a expansão da empresa pública para regiões sem qualquer relação com as bacias hidrográficas atendidas por ela. “Ampliaram a área de atuação da Codevasf para atender demandas de parlamentares. Por isso, aumentaram tanto os recursos do Ministério (do Desenvolvimento Regional) com as emendas de relator (base do orçamento secreto)”.
Ao jornal, ele admite que precisará negociar a mudança com os próprios parlamentares, num momento em que Lula tenta ampliar sua base aliada no Congresso e o PT declarou apoio à reeleição do presidente
da Câmara, Arthur Lira (PP-AL),um dos principais caciques do Centrão. “Qualquer mudança precisa ser discutida dentro do governo e com o Congresso, para não prejudicar a própria população”.
Como bem lembra a matéria de O Globo, a Codevasf ” foi ampliada no governo de Jair Bolsonaro para atender a interesses eleitorais de parlamentares e se tornou um dos principais destinos de recursos do orçamento secreto, mecanismo usado pelo Palácio do Planalto para repassar verba a deputados e senadores em troca de apoio”.
Fonte: CN7
Nenhum comentário:
Postar um comentário