A Prefeitura de Fortaleza segue investindo na infraestrutura de bairros com menor Índice de Desenvolvimento Humano de (IDH). Por meio do Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra), as obras da Capital passam a implantar exclusivamente pavimento em piso intertravado em detrimento do asfalto. A meta é urbanizar 1.035 ruas pelo programa até 2024, beneficiando cerca de 160 mil pessoas.
Ao todo, a gestão do prefeito José Sarto, já requalificou 324 ruas em 25 comunidades como Unidos Venceremos (Barroso), Jardim Glória (Cajazeiras), Canindezinho, comunidade 7 de Setembro (Siqueira), Renascer (Paupina) e Pedras. Serão investidos R$ 500 milhões e gerados mais de 12 mil empregos com as obras.
De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, a escolha do piso intertravado nas obras urbanísticas acontece pelos benefícios oferecidos pelo material, que possui maior resistência, durabilidade e alta capacidade de escoamento de água. Além disso, reduz a temperatura ambiente por refletir mais a luz em vez de absorvê-la, como o asfalto.
Outra vantagem é a manutenção, que é mais barata e permite a reutilização dos blocos para recompor a via, o que não é possível com o recapeamento asfáltico, que precisa ser descartado e comprado novamente. Além disso, possui maior custo benefício, já que o mercado oferece livre oferta do produto, diferente do asfalto, cujo preço é variante do derivado do petróleo.
“O piso intertravado é mais moderno, urbanisticamente correto e ainda economiza recursos públicos. Com o aumento do preço do petróleo e seus derivados, hoje o piso intertravado é mais econômico que a pavimentação asfáltica, e o custo se torna mais previsível. A aquisição é feita por meio dos contratos de licitação, e as construtoras escolhem o material dentro da exigência de qualidade e especificações técnicas da Prefeitura”, afirmou o secretário de infraestrutura, Samuel Dias.
O titular da Seinf detalhou, ainda, que a meta de chegar a 120 mil pessoas beneficiadas nas comunidades deve ser superada, chegando a 160 mil pelo andamento das obras. Ele destacou, ainda, que o Proinfra é o maior programa de investimentos da história da cidade de Fortaleza, todo focado em áreas de grande vulnerabilidade social.
Fonte: Prefeitura de Fortaleza
Nenhum comentário:
Postar um comentário