O vice-presidente Hamilton Mourão declarou acreditar que a postura de Jair Bolsonaro (PL) durante a pandemia de Covid-19 foi a responsável pela derrota sofrida nas urnas. A fala foi feita durante entrevista para o Valor Econômico, nessa quarta-feira (16).
Para Mourão, Bolsonaro poderia ter conquistado a reeleição "tranquilamente", se as críticas em relação à administração do período pandêmico não tivessem sido tão duras. O vice-presidente argumentou que o erro de Bolsonaro foi não se comunicar adequadamente.
O senador eleito pelo Rio Grande do Sul ainda defendeu a conduta do governo durante a pandemia, afirmando que a gestão “fez tudo certo”: comprou insumos, repassou verbas para estados e municípios, e habilitou leitos de UTI. “Nosso governo fez muita coisa. [...] O governo tinha tudo para ser reeleito e seguir nesse caminho”, concluiu o vice-presidente.
CLIMA NO PLANALTO
Com a música viral “Se Acabou” o político descreveu, durante a entrevista, o clima no Planalto após o resultado das eleições. Segundo Mourão, sua equipe está “limpando as mesinhas” e se preparando para a chegada da nova gestão.
A aparente atmosfera sombria deverá influenciar a cerimônia de posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já que, caso Bolsonaro não queira passar a faixa, o vice-presidente não pretende ser aquele que o fará.
DESAFIOS POLÍTICOS PARA OS PRÓXIMOS ANOS
Mourão acredita que a nova configuração política, com um presidente de esquerda e um congresso de direita, obrigará ambos os lados a se aproximarem do centro, para conseguirem administrar o País.
Apesar disso, o general já tem planos para a eleição de 2026: o segredo para sair vitorioso, segundo ele, é abraçar um bom número de prefeituras, base do sistema político. E Bolsonaro pode não ser o nome escolhido para a disputa: “Com o Bolsonaro ou outro nome. Temos o Tarcísio [de Freitas], que ganhou uma eleição em São Paulo que ninguém esperava que ele ganhasse”, citou Mourão.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário