Ex-aliados no Ceará, PT e PDT protagonizaram novo embate pelo apoio dos prefeitos cearenses – desta vez com envolvimento direto da governadora Izolda Cela (sem partido). Apesar de não ter entrado na campanha eleitoral, a gestora foi alvo de críticas do candidato ao Governo do Ceará, Roberto Cláudio (PDT), e de aliados do ex-prefeito de Fortaleza
O pedetista, que venceu a disputa interna do PDT contra Izolda Cela, que tentava ser candidata à reeleição, citou supostos convênios feitos "de forma irregular" pelo Governo do Estado. Segundo Roberto Cláudio, os repasses estariam sendo usados "para comprar apoio de prefeito".
Em ação ajuizada pelo PDT na Justiça Eleitoral, o partido faz alegações semelhantes às reforçadas pelo candidato e acusa a governadora e os integrantes da chapa do PT, como o ex-governador e candidato ao Senado Camilo Santana (PT) e o candidato ao Governo, Elmano de Freitas (PT), de abuso de poder econômico e político.
Do outro lado, Izolda chamou as acusações de Roberto Cláudio de "absurdas", "covardes" e "irresponsáveis". Ela afirmou ainda que o Governo tem "cumprido rigorosamente" a legislação eleitoral – que proíbe novos convênios entre Estado e municípios.
Camilo também se manifestou e disse que Izolda tem sido "atacada de forma injusta e oportunista". Já Elmano prestou solidariedade à governadora, a quem chamou de "mulher séria, honrada e competente".
A disputa pelo apoio de prefeitos cearenses entre os agora ex-aliados começou antes mesmo do início da campanha eleitoral – ou da consolidação do rompimento entre os partidos. Agora, no entanto, além da troca de ataques entre as lideranças, o embate ganhou contornos judiciais e está sob análise do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).
DECISÃO LIMINAR DO TRE-CE
Na última segunda-feira (5), decisão liminar do desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, do TRE-CE, estabeleceu "a proibição de transferência de qualquer recurso do Estado do Ceará para os Municípios". A exceção, segundo o documento, são os repasses destinados a cumprir a execução de obras e serviços já em andamento.
A liminar responde a ação ajuizada pelo PDT contra a governadora Izolda Cela, o ex-governador Camilo Santana, o candidato Elmano de Freitas e outros integrantes da chapa do PT.
ATAQUES POR APOIO DE PREFEITOS
A decisão da Justiça Eleitoral tem sido usada tanto por Roberto Cláudio como por aliados para acusar os adversários de 'cooptação política' de prefeitos.
Além da fala do candidato ao Governo do Ceará de que os supostos repasses estariam sendo usados para "comprar apoio de prefeito", o candidato a vice-governador Domingos Filho (PDT) afirmou que esse é "o processo mais desavergonhado de cooptação política do Ceará".
Por outro lado, lideranças políticas também se manifestaram em defesa da governadora Izolda Cela. Além de Camilo Santana e Elmano de Freitas, parlamentares e prefeitos cearenses – principais alvos dessa disputa – também se manifestaram.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário