A poucos dias do início da campanha eleitoral, prefeitos cearenses anunciaram desfiliação do PDT e do PSD para apoiar a pré-candidatura de Elmano Freitas (PT) ao Governo do Estado. O movimento tem resultado em busca por declarações públicas de apoio de prefeitos às candidaturas.
Maior partido do Ceará, com 63 prefeitos filiados até o início deste mês de julho, o PDT tem perdido quadros às vésperas da convenção do PT, marcada para este sábado (30), em Fortaleza.
O desembarque tem ligação direta com articulações do ex-governador Camilo Santana (PT) que se aproximou de dezenas de prefeitos ao longos dos sete anos de mandato.
Do outro lado, gestores municipais do PT e do PL (que estará no palanque do pré-candidato Capitão Wagner, do União Brasil) - anunciaram apoio à candidatura de Roberto Cláudio (PDT). Contudo, sem anúncio de desfiliação.
Entre os que apoiam a candidatura petista, algumas manifestações de apoio têm sido acompanhada do anúncio de saída do PDT. Através das redes sociais, o prefeito de Moraújo, Carlos Áquila, declarou apoio à pré-candidatura de Elmano Freitas pela relação política que tem com o ex-governador.
"Tomei essa decisão como forma de apoio ao ex-governador Camilo Santana, a quem tenho muita gratidão por tudo que fez por Moraújo", escreveu.
DISPUTA
Com as as candidaturas ao Governo do Estado definidas, o foco dos partidos têm sido as disputas para conquistar prefeitos.
As bases eleitorais são determinantes não apenas para a eleição do Executivo, mas também para contemplar partidos com votos para reforçar as candidaturas à Câmara dos Deputados.
No início desta semana, o pré-candidato ao Governo do Estado, Capitão Wagner (União), afirmou à Verdinha que buscará prefeitos da oposição para turbinar a campanha pelo Interior.
Wagner citou como principal motor para isso os gestores de grandes cidades do Estado que já anunciaram apoio a candidatura dele, como o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (União), o prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves (PL), e o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos). No total, a pré-candidatura da oposição une cinco prefeituras.
O deputado também tem viajado pelo Estado para dialogar com prefeitos "insatisfeitos" com o Palácio da Abolição.
Antigo aliado de Wagner e prefeito de Caucaia eleito pela oposição, Vitor Valim declarou apoio à candidatura de Elmano de Freitas, nesta sexta-feira (29) também pelas redes sociais. O gestor está sem partido.
"Peço a você e toda a minha equipe que possamos juntos nessa aliança e nessa união irmos Elmano de Freitas, o nosso governador. É bom para Caucaia, é lá que nós vamos estar", disse.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário