Após o presidente Jair Bolsonaro (PL) cumprir uma série de agendas no Nordeste em torno da transposição do Rio São Francisco, inclusive com liberação das águas no Ceará para o Cinturão das Águas, o pré-candidato à presidência da República e ex-ministro Ciro Gomes (PDT) disse que os discursos de Bolsonaro sobre a obra são "fraudes ficcionais".
"Essa gente de Brasília, de lado a lado, pensa que nós somos todos um bando de burros, de idiotas, e ficam tentando fazer essas fraudes ficcionais. Todo mundo sabe que a transposição do São Francisco foi uma obra do (ex-presidente) Lula. E se eu puder, com a mesma franqueza e sinceridade, lembrar que eu, Ciro Gomes, montei, licenciei e iniciei o projeto das tomadas das águas do Eixo Norte e do Eixo Leste, o resto é manipulação e mentira", afirmou.
Ciro foi ministro da Integração Nacional durante o Governo Lula. Em janeiro deste ano, o ex-governador chegou a dizer que "tirou do papel uma obra que era falada desde os tempos do império".
Em visita ao Ceará na terça-feira (8), Bolsonaro defendeu atuação da sua gestão na conclusão da transposição e aproveitou para fazer críticas ao PT. "O que foi desviado da Petrobras daria para fazer 50 transposições, então olha o atraso que o Brasil experimentou com quem ocupou a Presidência, que tinha compromisso apenas com o próprio bolso e com o poder", disse o mandatário em Jati, no Cariri.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário