Voltando a frequentar palanques com o governador Camilo Santana (PT) na última semana, o ex-senador Eunício Oliveira (MDB) não descarta integrar o bloco de alianças do petista na eleição de 2022 no Ceará, mas disse não ter "a menor condição" de apoiar uma candidatura de Roberto Cláudio (PDT) na disputa do próximo ano pelo Palácio da Abolição.
"Com o Roberto Cláudio eu não tenho a menor condição de fazer aliança política. Quando você faz, o próprio nome diz, é uma aliança. Então você tem que confiar em alguém. E eu, com todo o respeito, não confio em uma aliança para ungir o senhor Roberto Cláudio a qualquer cargo público", disse na quinta-feira, 25, em evento com Camilo em Limoeiro do Norte.
Eunício diz que o "veto" ocorre pois o ex-prefeito teria, segundo ele, trabalhado ativamente para que ele fosse derrotado por Eduardo Girão (Podemos) na eleição de 2018 para o Senado. "O seu Roberto Cláudio, cumprindo talvez determinação do chefe deles, que é o Ciro, é quem criou todo esse imbróglio, que usou todo o poderio da máquina municipal, para tirar a eleição de senador do Eunício na Capital. Eu ganhei em 173 municípios, mas perdi em Fortaleza".
Roberto Cláudio, por sua vez, tem evitado fazer polêmicas ao falar sobre PT e PDT no Ceará. "O esforço do PDT todo é no sentido de que a gente caminhe juntos, para que a gente possa assegurar, mais do que a aliança em si, que o Ceará não dê passos para trás", diz, destacando que momento no Estado agora é de "união" entre forças progressistas.
Apesar da "torcida contra" de Luizianne e Eunício, RC segue como um dos favoritos a disputar pelo PDT em 2022. Prefeito de Fortaleza entre 2013 e 2020, RC é considerado o "candidato natural" à sucessão de Camilo por ter deixado o governo elegendo o sucessor, José Sarto (PDT), e com uma gestão bem avaliada em pesquisas de opinião, principalmente na área de mobilidade urbana. O pedetista, no entanto, acumula também uma série de desgastes acumulados ao longo dos oito anos de gestão na Capital. (colaborou Luciano Cesário)
Fonte: O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário