quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Cid Gomes diz que deputados que votaram a favor da PEC dos precatórios no 2° turno sairão do PDT


O senador cearense Cid Gomes (PDT) afirmou, nesta quarta-feira, 10, que os cinco deputados pedetistas que votaram “sim” na discussão em segundo turno da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) dos Precatórios devem sair do partido. O tema fez com que o presidenciável da legenda, Ciro Gomes, colocasse sua candidatura na condicional após o apoio da bancada pedetista no primeiro turno. O PDT orientou pela rejeição à proposta. A declaração de Cid foi dada em entrevista ao portal UOL.

Os deputados Alex Santana (BA), Flávio Nogueira (PI), Marlon Santos (RS), Silvia Cristina (RO) e Subtenente Gonzaga (MG) votaram a favor da PEC no segundo turno, mesmo com a orientação contrária da legenda trabalhista. O texto foi aprovado em segundo turno na Câmara na última terça-feira com 323 votos a favor; eram necessários pelo menos 308.

"Esses deputados, podem ter certeza, sairão do partido na hora que a legislação permitir. Sinceramente, acho que não vale a pena abrir um processo, judicializar. Só vale a pena se você abrir um processo e expulsar se for para o suplente assumir. Se expulsar e ele continuar como deputado não vale o esforço", disse Cid na entrevista.

O senador citou nominalmente o caso de Flávio Nogueira, projetando que o deputado já está esperando a janela partidária, em março, para sair do PDT. Para Cid, a decisão de Ciro em suspender a pré-candidatura à presidência foi racional, pensada e contribuiu para avanços. O senador sustenta que a proposta deverá ter um tratamento diferente no Senado, onde os diversos assuntos tratados no texto poderão ser apreciados separadamente.

Depois da suspensão da pré-candidatura de Ciro, boa parte dos deputados do PDT mudaram o voto no segundo turno. Segundo Cid, os cinco pedetistas que não mudaram a posição já teriam manifestado a intenção de deixar o partido assim que possível.

Fonte: O Povo


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário