sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Michelle Bolsonaro fez pedido à Caixa para liberação de empréstimos a amigos empresários


A primeira-dama Michelle Bolsonaro agiu pessoalmente para favorecer empresários bolsonaristas e próximos à família durante a pandemia. É o que afirma reportagem desta semana da revista Crusué. Por meio de um atalho pessoal de dentro do seu gabinete, Michelle fez pedidos para que a Caixa Econômica Federal atendesse ao seleto grupo de empresários por meio do programa emergencial para facilitação de acesso ao crédito.

De acordo com a apuração jornalística, a primeira-dama e assessores de seu gabinete chegaram a despachar as demandas por e-mail. Embora as mensagens não especificassem qual programa de crédito as empresas deveriam receber, todos os participantes da lista foram contemplados pelo Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, o Pronamp.

A intercessão de Michelle pelo grupo de empresas próximas fere um dos princípios elementares da administração pública, a impessoalidade. O esquema chamou atenção inclusive do próprio sistema de controle da Caixa, uma vez que estava contrariando o fluxo de etapas que costumam ser seguidas quando os pedidos são feitos por clientes comuns.

Segundo a revista, Michelle Bolsonaro tratou da questão diretamente com o presidente do banco, Pedro Guimarães, também bolsonarista. A maioria dos empréstimos era realizada numa agência de Taguatinga, cidade próxima a Brasília, após a equipe de Guimarães encaminhar as demandas da primeira-dama. No sistema de computadores da agência, havia uma pasta com título “Indicações”, com os pedidos vindo de superiores do banco.

A equipe identificou que algumas empresas tinham sido indicadas por uma PEP (pessoa exposta politicamente) e, assim, descobriram que a indicação era da própria primeira-dama do País. “Cliente veio através de lista de empresas indicadas pela primeira-dama Michelle Bolsonaro ao presidente Pedro Guimarães”, constava em um dos documentos.

Fonte: O Povo


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário