quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Câmara convoca Paulo Guedes para explicações sobre offshore em paraíso fiscal


Por 310 votos a 142, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou a convocação de Paulo Guedes, ministro da Economia, para prestar esclarecimentos sobre empresas em offshore. Foi revelado que Guedes possui patrimônio em paraíso fiscal equivalente a US$ 9,55 milhões, o equivalente a cerca de R$ 51 milhões.

Sessão ainda não tem nada marcada, mas deve ser realizada na próxima semana. O ministro já tem outra convocação encaminhada, no Senado Federal, para se explicar sobre o caso, junto ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. As comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público e de Fiscalização Financeira e Controle da Casa Legislativa já haviam aprovado a convocação de Guedes. 


DEPUTADOS GOVERNISTAS CRITICAM DECISÃO
A deputada Caroline de Toni (PSL-SC) diz que o ministro não deveria ser convocado, porque os recursos foram declarados à Receita, são privados e contas que não foram movimentadas. "Esse requerimento nada mais é do que um factoide", declarou.

Líder do governo, o deputado Ricardo Barros (PP-PR) voltou a falar que Paulo Guedes se dispôs a prestar esclarecimentos voluntariamente na próxima quarta-feira (13). 


POSSÍVEL CONFLITO DE INTERESSES
A manutenção de negócios em paraíso fiscal não é considerada ilegal, mas fere código de ética ao qual estão submetidos os ministros. Conta de Guedes foi revelada pelo consórcio de jornalismo investigativo Pandora Papers. Opositores apontam conflito de interesses na prática.

Fonte: Diário do Nordeste


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário