As discussões sobre o futuro do Banco do Nordeste tomaram parte da reunião desta quarta-feira (29) da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional. Deputados federais criticaram a tentativa de interferência no BNB por parte do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, que, depois de contestar o contrato do banco com uma ONG, indicou o nome do consultor Ricardo Pinheiro para a presidência da instituição.
Parlamentares demonstraram preocupação com a condução da crise e questionaram o uso de critérios ideológicos na gestão do BNB.
O assunto foi iniciado pelo deputado cearense Danilo Forte (PSDB), que cobrou um debate “com maior serenidade e seriedade” e não feito de forma “palanqueira ou eleitoreira”, criticando a politização da instituição.
LIGAÇÃO COM O PT
Já rechaçada pelo comando do PT no Ceará, a suposta ligação do partido com o Inec, argumento sustentado por governistas, também foi alvo de críticas do deputado paulista Carlos Zarattini (PT).
“O PT não detém qualquer ONG. Nós temos o partido e a fundação do partido, que é regulamentar na Lei dos Partidos, nós não temos nenhuma ONG. Então, é um absurdo o presidente da República vir com essa discussão. Ele tem que avaliar se a ONG citada presta ou não um bom serviço ao Banco do Nordeste, e ponto final. Se não estiverem prestando um bom serviço, que se ativem os órgãos de controle, a CGU, o Ministério Público, o TCU, e se faça uma auditoria”, disse.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário