quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Programa de Alfabetização do CE é apontado como destaque.


Ao comparar o desempenho que os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental em todos os Estados do Brasil tiveram em 2019, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, as melhores avaliações foram de estudantes do Ceará.

Isso fez com que o Estado tivesse o melhor resultado em alfabetização na rede pública do País. A análise vem do levantamento feito pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019, que foi divulgado, ontem (4), pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O levantamento aponta que, em Língua Portuguesa, a proficiência média dos estudantes cearenses foi de 765,50. Já em Matemática, o Ceará alcançou uma média de 769,32. A pontuação do Brasil para ambas as matérias era de 750. O Estado foi seguido de perto por Santa Catarina, que obteve médias de 764,33, em Língua Portuguesa, e 767,50 em Matemática.

O Ceará já havia se destacado, também em 2019, ao conseguir o melhor desempenho histórico na alfabetização, de acordo com o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece). Na ocasião, pela primeira vez, todos os 184 municípios atingiram o nível desejável de alfabetização das crianças ao fim do 2º ano do Ensino Fundamental. Em 2007, apenas 14 municípios estavam neste padrão. Os dados indicam que 92,7% das crianças encontram-se alfabetizadas ao concluírem a alfabetização. Há 13 anos, esse percentual era de 39,9%. Os bons resultados nessa etapa de ensino são decorrentes dos trabalhos desenvolvidos em cada rede municipal de educação. A titular da Secretaria da Educação do Ceará, Eliana Estrela, relaciona as boas avaliações em todas as cidades a um trabalho articulado em uma rede de parceria.




Plano
As dúvidas em relação ao calendário escolar de 2021 poderão ser esclarecidas em um novo documento que está sendo elaborado pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc) junto aos 184 municípios, o Sindicato Apeoc, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-CE) e o Ministério Público do Ceará (MPCE). Conforme a titular da Pasta, Eliana Estrela, a expectativa é que até o fim deste mês o plano seja divulgado.


Fonte: Diário do Nordeste


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário