segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Dilma abre espaço para Lula.

Neste mes de dezembro – último do mandato de Lula e véspera da posse de Dilma Rousseff – o noticiário tem sido muito mais voltado para o presidente que sai do que para a presidente que vai tomar posse. A cada dia, Lula faz um, dois ou até três pronunciamentos; Dilma, ao contrário, está recolhida e prefere que assessores anunciem os nomes dos ministros que está escolhendo.

É uma questão de estilo pessoal. Lula gosta de falar e está gostando mais ainda nesta reta final de seus dois mandatos. Dilma, pelo menos por enquanto, não é dada a discursos e prefere agir a falar. Mas, em particular neste dezembro, tem feito questão de abrir o espaço para o padrinho Lula.

– Este é o momento dele – disse Dilma a um assessor que gostaria de vê-la anunciando ministros e falando mais à imprensa, referindo-se ao período de despedidas do presidente Lula.

Dilma havia anunciado que daria um entrevista coletiva no começo do mes, mas acabou adiando a idéia pelo menos até terminar de montar a equipe ministerial. Desde a abertura das urnas, Dilma tem preferido ficar mais recolhida – fez um pronunciamento apenas, o da vitória, e depois uma palavra de agradecimento ao PT pelo empenho em sua campanha.

Dois estilos distintos, até agora. Esperar para ver como será Lula ex-presidente, se vai ou não manter o estilo falante; e como será Dilma presidente, mais recolhida como agora ou se vai seguir Lula e se tornar mais falante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário